6ª Semana do Agricultor prossegue com atividades para os produtores rurais

Publicada em 27/07/2022 às 17:47

Em continuidade às atividades da 6ª Semana do Agricultor, promovida pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), foi realizada nesta quarta-feira (27) visita técnica sobre Fertilizante Orgânico e apresentação sobre sistemas automatizados de controle de irrigação e possibilidades de comercialização da produção com varejistas.

No período da manhã, os agricultores participaram de uma rodada de palestra e visita sobre o Fertilizante Orgânico, composto produzido na Estação de Tratamento de Esgoto pela TERA Ambiental. O engenheiro agrônomo da TERA, Fernando Carvalho Oliveira explicou sobre o fertilizante, apresentando o produto, os processos envolvidos e sanando dúvidas dos produtores rurais sobre o material.

“Essa é um produto rico em matéria orgânica, nutrientes e isento de resíduos perigosos, pois grande parte da sua composição é proveniente do lodo de esgoto, por meio de um sistema de compostagem termofílica do lodo de esgoto, processo pelo qual o mesmo é misturado às podas urbanas picadas, geradas na cidade de Jundiaí, a bagaço de cana-de-açúcar, cascas de eucalipto, entre outros resíduos orgânicos, submetidos ao revolvimento mecânico e oxidação promovida por uma intensa atividade de micro-organismos. Neste processo, devido à ocorrência de temperaturas acima de 55ºC, por mais de 30 dias, todo o material é higienizado, eliminando organismos causadores de doenças aos homens e animais, dando origem ao composto orgânico de lodo de esgoto”, explicou.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em uma sala, pessoas estão sentadas, enquanto assistem a uma palestra. homem está à frente.
Agricultores conheceram mais sobre fertilizante orgânico

Após aprender e conhecer mais na teoria, os agricultores visitaram  a operação de compostagem, onde o fertilizante é produzido.

No período da tarde, o grupo se dirigiu para o auditório da ETEC Benedito Storani, onde assistiam à apresentação do sistema de irrigação automatizado, explanado pela startup IPONIA e, na sequência, a startup Muda Meu Mundo abordou as possibilidades de comercialização com varejistas.

Oficina de ervas aromáticas e medicinais

Na terça-feira (26), dentro da 6ª Semana do Agricultor, foi promovido, em parceria com a Unidade de Gestão de Saúde e de Esporte e Lazer, o evento “Mulher no Agronegócio: Farmácia Viva”, no CECE Francisco Álvaro Siqueira Neto, na Vila Maringá. Foi uma manhã de muita aprendizagem com roda de conversa com a produtora rural de ervas e condimentos  e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Maria Teresa Staeheli, com a produtora rural de hortaliças, Maria Rosa Joaquim e com a farmacêutica da UBS Vila Maringá, Márcia Maria Pirolla.

“Foi uma troca de experiências incrível, com a participação de mais de 25 pessoas interessadas neste tema tão apaixonante. Além de todo o conhecimento explanado, as participantes ainda foram presenteadas com mudas cedidas pela equipe do Jardim Botânico. Essa foi uma ação em plataforma, que contou com o apoio das Unidades de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Esporte e Lazer, em benefício da população”, lembra a diretora de Agronegócio, Isabel Harder. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Grupo composto em sua maioria por mulheres posa para foto, na frente há mudas de plantas apoiadas em uma estrutura de madeira.
Mulheres aprenderam sobre ervas medicinais

Marli Castilho da Silva, moradora do Jardim Ipanema, participou e gostou do curso. “Foi muito interessante ouvir sobre as agricultoras e aprender sobre ervas medicinais. Agora estou com  um novo conhecimento para o preparo de chás e ainda ganhei uma muda de novalgina. Foi uma manhã muito produtiva”, afirmou.

O vereador Juninho Adilson esteve presente e prestigiou a ação.

O encerramento da Semana do Agricultor 2022 será na quinta-feira (28), Dia do Agricultor, com a celebração de missa na Capela da Igreja do bairro São José da Pedra Santa, às 19h30, seguida de confraternização entre os agricultores.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/27/6a-semana-do-agricultor-prossegue-com-atividades-para-os-produtores-rurais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original