Primeira noite de apresentações do Festival de Música agita o Complexo Fepasa

Publicada em 28/07/2022 às 14:40

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) deu início na noite dessa quarta-feira (27) às apresentações competitivas dos grupos inscritos e selecionados no 1º Festival de Música de Jundiaí. Em unidade móvel de Cultura do Sesi posicionada na praça do Complexo Fepasa, apresentaram-se dez grupos, provenientes não só de Jundiaí, como também dos municípios paulistas de Nova Odessa, Cotia, Santana de Parnaíba, Campinas e da capital.

“Já em sua estreia, o festival possui um formato que não privilegia nenhum estilo, pois o que estamos buscando é a melhor música. A ideia é aproximar as pessoas da música, independente se for uma canção instrumental, um coral ou um rap. Nosso júri é bastante técnico e serão escolhidas as quatro melhores músicas”, afirma o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

CONFIRA AS FOTOS DO FESTIVAL DE MÚSICA

O renomado músico João Marcello Bôscoli, que é um dos jurados do festival, também teceu elogios. “Eu pessoalmente achei este formato muito interessante, a fim de refletir o cenário musical contemporâneo, sem restrição por gêneros específicos. Até por ser um edital aberto para o Brasil todo. Nosso país tem dimensões continentais, com muitas matrizes musicais, e o festival abrange tudo isso”,

Eduardo Santana canta no palco do 1º FEstival de Música
Eduardo Santana foi um dos primeiras a se apresentar nesta quarta-feira

Jessé Rodrigues Prates foi um dos que conferiram a noite de abertura. “Eu mandei uma música minha, mas infelizmente não fui selecionado. Fiquei sabendo pelo Instagram e achei bem legal a iniciativa. Também estou acompanhando as atrações do teatro, a programação para as crianças e a demais. Foi montada uma estrutura incrível para as apresentações e penso que até mais pessoas deveriam participar”, afirmou.

O 1º Festival de Música de Jundiaí tem apoio institucional do Sesi e parceria com a Fundação Padre Anchieta/Rádio Cultura SP. Para receber o público, o Complexo Fepasa contará com estrutura especial, como estacionamento gratuito, área de alimentação (com os permissionários dos varejões noturnos) e as barracas dos artesãos que integram o programa Jundiaí Feito à Mão.

Banda se apresentando no palco do 1º Festival de Música
Festival de Música contempla bandas de todos os estilos musicais

Mais festival
As apresentações de outros 18 grupos selecionados seguem nesta quinta (28) e sexta-feira (29), às 19h30. No sábado (30), às 19h, tem a semifinal, com a apresentação das 15 músicas selecionadas pela fase eliminatória. E, no domingo (31), também às 19h, está programada a final do Festival, com as dez músicas selecionadas pela fase semifinal e definição das quatro melhores músicas do festival, com as quatro sendo consideradas vencedoras.

Haverá premiação para melhor intérprete, melhor música de Jundiaí e voto popular. As quatro músicas vencedoras receberão aporte de R$ 4 mil cada uma e troféu, o mesmo prêmio para a melhor música de Jundiaí. Ao melhor intérprete e melhor música por voto popular será conferido o aporte de R$ 3 mil e troféu.

O Festival traz ainda, também no Complexo Fepasa, uma programação com workshops e rodas de conversa. Com inscrições gratuitas prévias, na sexta (29), às 16h, tem o workshop de “Criatividade e improvisação na Música Popular”, com Fábio Torres; no sábado (30), às 14h, “Perceber, Emitir e Compor”, com Cláudio Nucci; e no domingo (31), às 11h, “Áudio Profissional para Músicos”, com Lucas Carregari de Vitto (Xuxu).

Também no sábado (30), às 10h30, o Festival promove uma roda de conversa temática gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, “A carreira musical e as redes sociais: Como conquistar novos públicos sem perder o foco na música”, com Cláudio Nucci, Fábio Torres e João Marcello Bôscoli.

MC Matalaia apresentando música que fala sobre a pandemia
MC Matalaia apresenta música que fala sobre a pandemia

No fim de semana, tem ainda dois shows gratuitos: no sábado (30), às 17h, apresenta-se o Grupo Triii, e no domingo (31), às 15h30, os Demônios da Garoa.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/28/primeira-noite-de-apresentacoes-do-festival-de-musica-agita-o-complexo-fepasa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original