Prefeito conclui imersão em Harvard e traz conhecimentos sobre a infância para a Cidade das Crianças

Publicada em 29/07/2022 às 17:58

Autoridades de todo o planeta se reuniram nesta semana, na Universidade de Harvard, em Boston, para discutir um tema que faz bater mais forte o coração de Jundiaí, a Cidade das Crianças: a infância. O IX Programa de Liderança Executiva, promovido pelo Núcleo de Ciência Pela Infância (NCPI), foi encerrado nesta sexta (29), e contou com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado.

O chefe do Executivo não escondeu a gratidão e felicidade por estar entre os alunos da imersão e frisou que apresentará as novidades do evento na abertura do Agosto Dourado, nesta segunda-feira (1º de agosto), no Teatro Polytheama. Além disso, Luiz Fernando voltou com uma boa notícia: Jundiaí irá sediar, de 9 a 12 março 2023, um Seminário Internacional pela Primeira Infância, em parceria com Instituto Alana, Maria Cecilia Souto Vidigal, Ateliê Navio, Urban 95, Bernard van Leer. “Jundiaí é uma cidade que prioriza a infância e essa política nos levou à agenda internacional para ouvir profissionais experientes e dedicados no cuidado com a garotada.”

Luiz Fernando destacou ainda que os cuidados nos anos iniciais de vida, 0 a 3 anos, são essenciais e transformadores na vida desses seres humanos. “Por isso, políticas públicas aplicadas com consistência nessa idade geram efeitos a médio e longo prazo no desenvolvimento. Em Jundiaí, temos 40 mil crianças na rede municipal de ensino. Grande parcela desses alunos está na creche e tem de 0 a 3 anos. É uma responsabilidade imensa. Por isso, é necessário que nossa leitura e o olhar sobre essas crianças seja estratégico.”

Além de infraestrutura para toda a cidade, o prefeito destaca que o legado que o governo pretende deixar para a cidade é o investimento nas crianças e na educação. “Esses alunos irão encerrar ciclos de pobreza e transformar a economia do País. Tudo isso com um processo educacional consistente.”

O prefeito lembrou ainda que o modelo de estudo em Harvard foi de imersão, com base em fatos científicos. “Quero dividir tudo o que aprendi com a cidade. Vamos transformar as informações baseadas em dados científicos com políticas públicas para a infância.”

Entre as temáticas da programação, estavam ‘Como experiências do pré-natal a 3 anos afetam o desenvolvimento do cérebro’, ‘Porque investir na Primeira Infância’, ‘A Ciência e a Prática da Aprendizagem Social e Emocional na Primeira Infância’, ‘Espaços Urbanos para Desenvolvimento da Primeira Infância’, entre outros.

Mais – Criado em 2011, o NCPI é uma coalizão que tem por objetivo produzir e disseminar conhecimento científico sobre o desenvolvimento da primeira infância para promover e qualificar programas e políticas públicas para crianças brasileiras em situação de vulnerabilidade social. O NCPI é composto, atualmente, por sete organizações: Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, David Rockefeller Center for Latin American Studies, Faculdade de Medicina da USP, Fundação Bernard van Leer, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper e Porticus América Latina.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/29/prefeito-conclui-imersao-em-harvard-e-traz-conhecimentos-sobre-a-infancia-para-a-cidade-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original