Últimos dias para produtores rurais se inscreverem no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)

Publicada em 29/07/2022 às 17:35

Os produtores rurais de Jundiaí interessados em participar do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), voltado para a preservação de vegetação e floresta nativas, têm até o dia 8 de agosto para fazer inscrição. 

O PSA é desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e foi instituído pela Lei Municipal nº 9.116, de dezembro de 2018. “Essa é uma política pública de grande importância para o agricultor em Jundiaí e para o meio ambiente,  uma vez que promove a preservação do ambiental e ainda beneficia o produtor com o pagamento em dinheiro pela área a ser mantida sem danos. Essa política está em consonância e alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, lembra o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Foto aérea mostra plantação e, logo na sequência, uma floresta preservada;
PSA preserva o meio ambiente e ajuda a ampliar a produção agricola

Para participar do programa é necessário que a propriedade rural seja efetivamente produtiva. O pagamento do benefício é limitado a 40 hectares de vegetação por propriedade. O recebimento do incentivo é contínuo e pode ser renovado a cada quatro anos, desde que a área seja mantida intacta. 

“Hoje já são 78 propriedades rurais inscritas no programa e que recebem o pagamento. São 390 hectares de florestas nativas e 28 hectares em áreas de reflorestamento. Ao mantermos a preservação da vegetação e floresta, além de recuperar áreas degradadas, o ambiente é regenerado e acaba por impactar na produção agrícola”, explica a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.

Mais informações podem ser consultadas no site, na Imprensa Oficial do Município de Jundiaí Edição 5110|01 de julho de 2022 ou diretamente com a UGAAT, pelos telefones 4589-8581/8872 ou pelo e-mail agronegocio@jundiai.sp.gov.br.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/29/ultimos-dias-para-produtores-rurais-se-inscreverem-no-programa-de-pagamento-por-servicos-ambientais-psa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original