Agosto Dourado, do Bebê, da infância e do brincar livre

Publicada em 02/08/2022 às 11:08

Jundiaí é Cidade das Crianças, e no mês da infância, prepara atividades e iniciativas diversas para celebrar a importância da amamentação, da primeira infância e do brincar ao ar livre para o estímulo ao desenvolvimento. Nesta segunda-feira (01), no Teatro Polytheama, foi realizada a cerimônia de Abertura Regional da Semana do Bebê e Semana Mundial do Aleitamento Materno. Com a presença de representantes das cidades da região, o prefeito Luiz Fernando Machado apresentou iniciativas já realizadas na cidade e as novas, que serão implementada para o pleno desenvolvimento da Primeira Infância em Jundiaí.

“Jundiaí é um município que prioriza a infância, com política pública que engloba todos os setores e um plano específico para a Primeira Infância. Já aplicamos o desemparedamento da infância, desde 2021 nas nossas escolas municipais e hoje, convidamos as famílias para que incluam atividades ao ar livre com os pequenos diariamente”, detalhou o prefeito Luiz Fernando Machado, anunciando as novas ações que serão desenvolvidas na cidade, incluindo as iniciativas a partir da Rede Internacional pela Primeira Infância Urban95, de maneira inicial no bairro Novo Horizonte, mas que serão expandidas para toda a cidade.

Prefeito Luiz Fernando Machado e gestor Marcelo Peroni apresentam o evento no palco do teatro Polytheama
Prefeito Luiz Fernando Machado e gestor Marcelo Peroni apresentaram o evento

Praticamente todos os lugares do teatro Polytheama foram ocupados e também estiveram presentes o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, acompanhado da primeira dama Magali Steck, o prefeito de Itatiba, Dr. Thomás, a vice-prefeita de Cabreúva, Noemi Bernardes, e o vice-prefeito de Itupeva, Alexandre Mustafa, além de demais gestores jundiaienses.

Para a abertura do Agosto Dourado foram realizadas apresentações de Coral Infantil de Jundiaí, coreografias de alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), e o fechamento ficou por conta de músicos da Orquestra Sinfônica de Jundiaí, que interpretaram três canções ao som de uma flauta e dois violinos.

Crianças da rede municipal realizam apresentação de canto e dança no palco do teatro Polytheama
Crianças da rede municipal roubam a cena com apresentação de canto e dança

Também houve a esperada palestra do médico pediatra Dr. Daniel Becker, com a Palestra S.T.E.P (abreviação de Support – Time – Education – Place, ou Apoio – Tempo – Educação e Lugar). “Jundiaí é um exemplo para o Brasil e para o mundo no que diz respeito ao tratamento às crianças, principalmente aquelas que ainda estão na primeiran infância. Devemos cuidar da saúde e da alimentação das nossas crianças: desembalar menos e descascar mais”, comentou o especialista antes de iniciar a palestra.

Foto do palestrante Daniel Becker durante explanação
O médico pediatra Daniel Becker foi o palestrante da noite

Atividades

Ao longo de todo o mês de Agosto, as Unidades de Gestão de Cultura (UGC), Educação (UGE), Promoção da Saúde (UGPS) e Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizarão atividades descentralizadas com foco na primeira e primeiríssima infância além das famílias e cuidadores. “O desenvolvimento saudável das crianças está relacionado a um boa alimentação, assistência, saúde, educação e brincadeiras ao ar livre. Por isso, neste mês, estimulamos que toda criança tenha um ‘arzinho livre’ todo dia e um arzão livre no final de semana”, explicou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

BrincAR LIVRE é uma iniciativa que busca criar novos hábitos na primeira infância, lembrando que brincar é coisa séria e a privação de espaço aberto e do contato com a natureza criou um déficit de desenvolvimento especialmente em crianças que nasceram na pandemia. São movimentos simples, que estimulam para que todos os dias a criança possa tomar um solzinho, brincar em um cantinho de casa, no quintal, na calçada e que aos finais de semana as crianças possam ir aos parques e praças onde há mais espaço para elas se movimentarem, socializarem e viverem os desafios da idade.

Luiz Fernando Machado homenageia servidores da educação
Luiz Fernando Machado homenageia servidores da educação

Os estímulos já são realizados na rede de Saúde, a partir do receituário infantil, com a ‘prescrição’ de brincadeiras ao ar livre e momentos de leitura em família; e agora estarão também na agenda das crianças das EMEBs, a partir de dicas que serão encaminhadas ao longo do mês; além das atividades no Mundo das Crianças, organizadas para as famílias assistidas pela UGADS no programa Criança Feliz.

Assessoria de Imprensa

Teatro Polytheama praticamente lotado para a abertura do Agosto Dourado
Teatro Polytheama fica praticamente lotado para a abertura do Agosto Dourado


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/02/agosto-dourado-do-bebe-da-infancia-e-do-brincar-livre/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original