Carreta estacionada no Complexo Fepasa traz exposição, oficina de ‘stop motion’ e exibição de curtas

Publicada em 05/08/2022 às 18:17

Estacionada no pátio central do Complexo Fepasa, a carreta do Cine Geek é mais uma opção com atrações culturais gratuitas no final de semana. A programação deste sábado (06) e domingo (07) trazem a exposição “Futuro do Pretérito”, oficinas de “stop motion” e sessões de exibições de curtas metragens.

A iniciativa é uma produção da Mosaiky, pelo projeto Cine Rodas, viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) do Ministério do Turismo, patrocínio da Bayer e apoio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

A oficina de “stop motion” é voltada, no período da manhã, das 10h às 12h, para interessados em grupo, sob agendamento pelo WhatsApp (11) 97229-4992. No período da tarde, das 13h às 17h, a oficina é aberta ao público em geral, e conta com celular com aplicativo, cenário e telão para realização, com a mentoria do diretor de arte da Mosaiky, Murillo Denardo.

Adriane Bispo e a filha Lívia, de dez anos, vieram de Franco da Rocha para resolver uma pendência no Poupatempo na tarde desta sexta-feira (05) e aproveitaram para conferir a carreta. Lívia deu asas à imaginação e aprendeu a fazer o bonequinho andar, correr, parar, desaparecer e reaparecer no cenário. “Eu não conhecia o que era ‘stop motion’ e agora que aprendi quero fazer vários vídeos, para postar na internet e fazer trabalhos de escola”, comentou.

Uma menina, um homem e uma mulher interagindo em frente a uma bancada com cenário de bonecos, com celular e iluminação apoiados sobre tripés voltados para a mesma mesa, com conteúdo sendo reproduzido em televisão fixada em parede à frente
Lívia e a mãe Adriane fizeram o seu próprio ‘stop motion’, com a orientação de Murillo Denardo

Quem visitar o local poderá conferir também a exposição “Futuro do Pretérito”, do artista plástico Fábio Souza, que traz, por meio da técnica de fossilização em resina, tecnologias modernas de poucas décadas atrás, mas em desuso atualmente, como os primeiros celulares, máquina de escrever e fita cassete. “São todas peças recuperadas do lixo. Assim o artista traz discussões como sustentabilidade e obsolescência programada”, comentou Murillo.

Já após o pôr do sol, a programação de cerca de três horas traz a exibição de curtas metragens nacionais e estrangeiros, numa experiência ao ar livre para o expectador. “São obras que também tratam de sustentabilidade, universo geek, tecnologia e inclusão social. Entre os destaques dos trabalhos nacionais estão ‘Caminho dos Gigantes’ e ‘O Fim do Recreio’”, disse o diretor de arte.

O gestor da UGC, Marcelo Peroni, faz um convite à população. “Em poucas semanas, a praça principal do Complexo recebeu o concerto da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, as apresentações do 1º Festival de Música de Jundiaí, incluído os shows do Grupo Triii e da banda Demônios da Garoa, e agora a carreta do Cine Geek. E é assim que a Prefeitura quer ver o Complexo Fepasa, como um equipamento de vocação cultural ocupado pela população. Contamos com a presença de todos nos próximos dias para prestigiar as atividades gratuitas”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/05/carreta-estacionada-no-complexo-fepasa-traz-exposicao-oficina-de-stop-motion-e-exibicao-de-curtas/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original