Prefeitura e Senai fazem parceria para cursos gratuitos na área de tecnologia

Publicada em 05/08/2022 às 14:00

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Plano de Desenvolvimento Local (PDL) e Rede de Cooperação, realiza parceria com o Senai com o objetivo de formar mão de obra qualificada na área de tecnologia. Ao lado de empresas como Google, Microsoft e AWS, serão abertas vagas gratuitas para quem deseja se especializar.

“A parceria com o Senai é de extrema importância, já que formar e capacitar trabalhadores e empreendedores é uma das diretrizes do nosso trabalho”, explicou o prefeito Luiz Fernando Machado.

O PDL é uma iniciativa da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e  Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT). “Foi feito um diagnóstico com base no trabalho desenvolvido na cidade junto às empresas e constatamos a necessidade de mão de obra especializada em tecnologia. O nosso plano de governo tem como um de seus principais eixos de atuação o fomento da nossa economia com atração de novas empresas e empregos e estímulo à inovação e empreendedorismo. Isso faz com que tenhamos um ciclo de desenvolvimento mais duradouro e aumenta a renda dos moradores da cidade”, comentou o gestor da UGGF, José Antônio Parimoschi.

O gestor da UGDECT, Cristiano Lopes, destacou a importância da atuação da Prefeitura no setor. “Temos trabalhado em defesa do emprego e da renda em Jundiaí. É nosso papel oferecer cursos e auxiliar profissionais e empreendedores da cidade.”

Em setembro algumas turmas serão destinadas à população, com apoio da TVTEC e Escola de Inovação. “Trata-se de uma oportunidade para que todos aprendam e apliquem os conhecimentos no dia a dia, automatizando tarefas. Abraçar a tecnologia no dia a dia fará com que tenhamos mais tempo para sermos mais humanos”, explicou a gestora adjunta da Unidade de Administração e Gestão de Pessoas, Rose Simionato.

A oferta será de cursos de 40h, com temas como ‘Implantação de Serviços de Inteligência Artificial em Nuvem Microsoft AI900’; ‘Implantação e Análise de Dados em Nuvem – Microsoft DP900’; ‘Implantação de Serviços em Nuvem – Google Cloud Foundations’; ‘Implantação de Serviços de Inteligência Artificial em Nuvem – Google Cloud AI Foundations’, ‘Implantação de Serviços em Nuvem na plataforma AWS Practitioner’.

De acordo com Heverton Luis Marino, diretor do Senai Jundiaí, as vagas na área de Tecnologia da Informação (TI) crescem 5% ao ano. Em 2021, foram 4.415 vagas de empregos no setor por mês no Estado. Os cursos têm como público-alvo pessoas que já atuam no mercado e visam a obtenção de certificações que possuem reconhecimento internacional. “Vamos formar, entre cursos em parceria com o PDL e cursos do SENAI, 1028 alunos até o final do ano na área de tecnologia. Nos próximos quatro anos, o SenaiSP quer formar, entre cursos técnicos e especializações, 270 mil pessoas em todo o Estado para fortalecer o mercado.”

Vagas na área de TI crescem 5% ao ano segundo Senai

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/05/prefeitura-e-senai-fazem-parceria-para-cursos-gratuitos-na-area-de-tecnologia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original