Jundiaí Empreendedora recebe abertura do 1º ‘Hackathon – Soluções para Comércio e Serviços’

Publicada em 06/08/2022 às 11:21

Aconteceu na noite desta sexta-feira (5) a abertura do 1º ‘Hackathon – Soluções para Comércio e Serviços’, realizado pela Prefeitura de Jundiaí através da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT). O evento acontece no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping, Piso G3. Neste primeiro encontro foi realizada a apresentação do cronograma do evento e foram estipulados os prazos para cada etapa do processo.

O objetivo da maratona de atividades e desafios é desenvolver soluções criativas e tecnológicas para serem aplicadas no setor do comércio e serviços de Jundiaí. A competição exigirá que, ao final, as equipes participantes tenham criado pelo menos uma ideia modelada de negócios prototipada para apresentação de conceito de: aplicativo ou software ou solução tecnológica, para os setores de comercio e serviços da Cidade de Jundiaí.

Segundo o diretor do Departamento de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, Júlio Cesar Durante, o número de inscritos superou a expectativa. “Foram 35 inscritos que vão apresentar uma solução participando do Campus Jundiaí e fortalecendo nosso Ecossistema de Inovação. O Campus Jundiaí irá produzir soluções para a cidade e já começamos desenvolvendo soluções para os comerciantes e prestadores de serviços do município. É uma Cidade Inteligente dando uma resposta e melhorando a vida do cidadão. É o Poder Público fomentando o desenvolvimento de soluções para o próprio comércio”, afirma.

Cristiano Lopes e Júlio Durante realizam abertura do 1º Hackathon
Cristiano Lopes e Júlio Durante realizam abertura do 1º Hackathon

“A realização deste 1º Hackathon representa um avanço importante, pois o resultado dessa iniciativa trará inovações tecnológicas que poderão ser incorporadas ao nosso município, que é exatamente o propósito da nossa unidade. Escutamos comerciantes e prestadores de serviços e buscamos soluções através das demandas que eles nos mandaram”, comenta o gestor da UGDECT, Cristiano Lopes.

O marqueteiro Paulo Vitor, de 32 anos, foi um dos escritos para participar. “Sempre trabalhei com marketing em grandes empresas e desta vez vim focado em conhecer o processo e aprender sobre empreendedorismo. Como aplicar uma ideia no formato do Hackathon e transformá-la em algo concreto”, comenta.

Cronograma de atividades é apresentado aos participantes em uma tela
Cronograma de atividades é apresentado aos participantes

Hackathon

Hackathon é uma combinação entre os termos hack (programar) e marathon (maratona), são eventos que reúnem programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software onde pode durar de um dia a uma semana e em geral é um ambiente ideal para o desenvolvimento da inovação e resolução de problemas.

Um hackathon traz inúmeros benefícios. Fomentam a criatividade individual enquanto criam espaços abertos para a experimentação de novas ideias, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas entre seus participantes.

Os hackathons qualificam a resolução de problemas e acostumam ao pensamento rápido e ao desenvolvimento ágil, ampliando também a capacidade de comunicação . Em geral, hackathons despertam o lado competitivo de seus participantes, envolvendo recompensas para as equipes vencedoras.

A programação do evento continua no sábado (6) e domingo (7):

Sábado (6) – 10h – 22h

•Imersão 1 – Começo do Mapa da empatia, entrega 12h

•Imersão 2 – Golden circle, entrega 13h

•Imersão 3 – Modelo de negócios Canvas, entrega 15h

Início da prototipagem 15h com design e experiência do usuário e viabilidade,

entrega 21h

Domingo (7) -10h – 17h

Início do desenvolvimento da planilha de custos com levantamento do

investimento no negócio, entrega 13h.

Início do vídeo pitch 3min, entrega 15h

15h início do avaliação

16h Classificação

17h encerramento

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/06/jundiai-empreendedora-recebe-abertura-do-1o-hackathon-solucoes-para-comercio-e-servicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original