Cidade inteligente: Novo SAEPRO é apresentado para estudantes de arquitetura

Publicada em 08/08/2022 às 08:00

Jundiaí trilha caminhos de cidade inteligente. Dentre as diversas ações promovidas, o governo municipal lançou, em 2019, o Novo SAEPRO – Sistema de Aprovação Eletrônica de Projetos de Obras – que reúne as análises e aprovações de processos de obras particulares por várias unidades e departamentos da Prefeitura de Jundiaí. Para divulgar o sistema, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) promove, no dia 23 de agosto, no auditório do Paço Municipal, uma apresentação aos estudantes do curso de Arquitetura da UniAnchieta.

O SAEPRO é 100% on-line desde o protocolo até a conclusão do processo, o que agiliza e facilita o processo para os profissionais de arquitetura e urbanismo, engenharia civil e técnicos industriais. “Além de oferecer essa agilidade que não era possível com os processos físicos, o sistema apresenta um grande ganho ambiental, uma vez que é papel zero”, explica o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Mulher está de costas para a câmera e olha para a tela de um computador. Pode-se ler "Ficou mais fácil aprovar um projeto de obras", há texto em baixo e na lateral esquerda está escrito Acesso ao Sistema, com campos para serem preenchidos.
SAEPRO já gerou mais de 50 mil análises desde a sua implantação

O sistema já recebeu mais de 13 mil solicitações, o que gerou mais de 50 mil análises desde a sua implantação. “Nosso levantamento aponta que, em solicitações de construção residencial unifamiliar, houve aproximadamente uma economia de 50% quando comparado a processos físicos. Outros assuntos, como solicitação de terraplanagem, o profissional e o contribuinte chegam a ter uma economia de tempo de 94% quando comparado com o processo físico. Para a anexação de lotes é de 81%, construção industrial 75% e para construção comercial a economia foi em torno de 63%. Essa economia de tempo ajuda e muito no desenvolvimento da cidade”, conta o técnico em construção Civil e gestor do Novo SAEPRO, Fabio Henrique Cescon da Silva.

O SAEPRO

O Novo SAEPRO foi lançado em novembro de 2019 com o objetivo de modernizar os procedimentos de protocolo e aprovação de projetos de obras particulares. Desde sua implantação, diversos serviços foram integrados ao sistema, como as aprovações de processos de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), Relatório de Impacto de Trânsito (RIT), além da atuação de diversas unidades e departamentos da administração municipal.

“O sistema on-line foi de fundamental importância no período da pandemia em que os protocolos foram mais rígidos, Jundiaí, como cidade inteligente, foi capaz de atender à grande demanda de processos de obras particulares, não impactando em atrasos para os requerentes”, lembra o gestor Sinésio.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/08/cidade-inteligente-novo-saepro-e-apresentado-para-estudantes-de-arquitetura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original