Nota à Imprensa – Monkeypox

Publicada em 08/08/2022 às 17:33

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), informa que Jundiaí registra seis casos de ‘monkeypox’ em residentes no município. O resultado foi recebido nesta segunda-feira (08), enviado pelo Instituto Adolfo Lutz.

O quinto caso é homem, 30 anos, teve início de sintomas no dia 24 de julho, foi atendido em outro estado, no dia 30 de julho. O resultado foi recebido nesta segunda-feira. O caso segue em isolamento, sem necessidade de hospitalização.

O sexto caso, homem, 38 anos, tem histórico de viagem para outro Estado. Início de sintomas em 22 de julho, procurou por atendimento no dia 28, em outro estado. O resultado foi recebido nesta segunda-feira (08). O caso segue em isolamento, sem necessidade de hospitalização

Não há registros de casos secundários suspeitos no município decorrentes da positividade. O acompanhamento permanecerá pelo prazo de 21 dias, indicado como período de transmissão ou enquanto permanecer com lesões cutâneas.

A UGPS salienta que a doença monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. O vírus pode entrar no corpo por lesões da pele, pelo sistema respiratório ou pelos olhos, nariz e boca. Os sintomas incluem erupções cutâneas, febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. Há vacina para a doença, porém ainda não está disponível no Brasil.

Todas as equipes de Saúde do município foram orientadas sobre o protocolo para a identificação e notificação dos casos suspeitos para o seguimento das ações de investigação epidemiológicas necessárias.

Assessoria de Imprensa



Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/08/nota-a-imprensa-monkeypox-4/