Novo cenário é uma das novidades da Fábrica das Infâncias Japy

Publicada em 08/08/2022 às 08:07

A Fábrica das Infâncias Japy recebe nesta semana a instalação de um novo mobiliário cênico. Baseados no conceito de Rios Flutuantes, em referência aos canais fluviais da cidade, e no conceito de Fios que tecem, numa alusão à atividade fabril têxtil desenvolvida no espaço onde o equipamento cultural está instalado, os cenários fazem parte de projeto desenvolvido pela Urban95, rede da qual o Município faz parte, por meio de parceria institucional com a Fundação Bernard Van Leer.

Inaugurado em dezembro do ano passado, a Fábrica das Infâncias Japy é um equipamento cultural voltado às experimentações sobre as infâncias e o brincar e também sede do Comitê das Crianças. Além da troca do mobiliário, o espaço irá ganhar ainda um Parque Naturalizado e será o ponto de referência da primeira Área da Infância de Jundiaí.

Interior da Fábrica das Infâncias Japy, galpão com tecido azul de dois tons sendo pendurado ao longo de toda sua extensão, com mulher sobre o chão olhando para o alto onde se encontram dois homens sobre grua móvel
Novo mobiliário cênico faz referências a rios flutuantes e fios que tecem

Em sete meses de funcionamento, a Fábrica já recebeu oito mil crianças e mais de 80 oficinas, 50 apresentações culturais e as visitas de 20 diferentes escolas da cidade, além de ensaios de corpos artísticos municipais, reuniões intersetoriais da Prefeitura e as visitas das famílias que integram as visitações do Criança Feliz, em parceria com a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

“Estas novidades para a Fábrica das Infâncias Japy são mais um resultado da importante participação de Jundiaí na Rede Urban95 e na transformação do olhar da Prefeitura na mudança de seus espaços públicos pensados para as crianças e na criação de políticas públicas voltadas à Primeira Infância”, comentou o gestor da Unidade de Cultura, Marcelo Peroni.

Para as intervenções no mobiliário, a Fábrica fica fechada para o público nesta segunda-feira (08). O espaço reabre com funcionamento de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada de visitantes é permitida até 30 minutos antes do fechamento.

Aos sábados e domingos, o espaço recebe, sempre às 10h30, atrações culturais gratuitas, com foco na Primeira Infância (crianças até seis anos).

Parque com árvores de troncos grossos e copas com folhas, com uma corda com troncos de madeira pendurada, em canteiro de areia com troncos de madeira cortados e alinhados de modo sinuoso
Parque Naturalizado está sendo montado em parte de área verde com 2,4 mil metros quadrados

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/08/novo-cenario-e-uma-das-novidades-da-fabrica-das-infancias-japy/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original