Agosto Dourado: pais e filhos aprendem técnicas de yoga restaurativa

Publicada em 09/08/2022 às 16:03

Alunos da EMEB Rotary Club, no Anhangabaú, participaram com seus pais na manhã desta terça-feira (9) de uma oficina de meditação e yoga restaurativa. A atividade desenvolvida em parceria pelas Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e Educação (UGE) integra a programação proposta pela Prefeitura para o Agosto Dourado, organizado pela Prefeitura de Jundiaí, Cidade das Crianças.

O motorista de aplicativo Jefferson Alex Firmino deu uma pausa no trabalho e participou com o seu filho Lorenzo, de quatro anos. “Eu não conheço, mas viemos para aprender e também porque é algo que podemos fazer entre pai e filho. Eu mudei de trabalho e com o tempo mais flexível, quero participar mais de atividades com ele, principalmente na escola”, comentou.

Na oficina, pais e filhos aprenderam técnicas que poderão fazer juntos em vários lugares

Com materiais como almofadas, mantas e blocos – conhecidos como “yoga props” –, a psicóloga do apoio institucional do Departamento de Atenção Básica à Saúde da Unidade de Gestão e Promoção da Saúde (UGPS), Gláucia Censi, apresentou várias técnicas.

“A yoga restaurativa é uma prática que proporciona um relaxamento profundo. Um método terapêutico que busca relaxar o físico, o mental e o emocional, e utiliza como ferramentas materiais que proporcionam apoio ao corpo, deixando-o confortável e entregue, facilitando as posturas e o repouso”, explicou, acrescentando os benefícios de ensinar os pais e as crianças algumas técnicas.

“Elas auxiliam as crianças no controle da ansiedade e do estresse, no relaxamento, na concentração, na respiração, no equilíbrio do sistema nervoso, além de proporcionar melhorias no sistema imunológico e na qualidade de vida, acalmar a mente e o corpo, combater a insônia, desenvolver habilidades como compaixão e compreensão. É algo que estão aprendendo aqui, mas que podem fazer juntos em um parque, em casa, em vários lugares”.

Para a coordenadora pedagógica da EMEB, Eliana Artico, a adesão das famílias foi importante. “Essa é uma iniciativa que também proporciona o fortalecimento de vínculos entre as crianças e seus cuidadores, e traz a comunidade para dentro da escola. Estamos muito felizes que os pais vieram e estão juntos com seus filhos nessa ação do Agosto Dourado”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/09/agosto-dourado-pais-e-filhos-aprendem-tecnicas-de-yoga-restaurativa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original