Operação Noites Frias rua segue ao longo desta semana

Publicada em 09/08/2022 às 17:44

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) segue ao longo desta semana com o reforço de equipes pela Operação Noites Frias para a busca ativa da população em situação de rua e oferta de acolhimento nos abrigos da rede, em vista de proteção contra as baixas temperaturas previstas.

“Durante a Operação, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) intensifica as suas rondas pelas ruas do Município e contam com o apoio também das equipes do Centro Pop, oferecendo o encaminhamento nos abrigos da rede socioassistencial, preparados para o acolhimento. Indicamos também o telefone do SEAS, que atende 24 horas por dia, no número (11) 98531-0146, atendendo aos chamados de quem vir alguém em situação de rua e que precise de atendimento”, explicou a gestora da UGADS, Maria Brant.

A Operação Noites Frias é acionada, independente do período do ano, sempre que a previsão indica temperaturas inferiores aos 13°C, e consiste no aumento das equipes, que já realizam as abordagens diariamente para o atendimento a esse público. Este ano, a Operação iniciou-se em abril e já foi realizada em 46 noites, descontinuamente, totalizando mais de três mil abordagens.

Mulher com casaco de uniforme, em pé,  conversa com dois homens, um sentado e outro deitado, sobre a calçada, junto a cobertores, latas, garrafas e outros pertences
Além de atender aos chamados, equipes realizam a busca-ativa de pessoas onde há maior concentração de pessoas em situação de rua

Nesse período foram realizados 2.128 acolhimentos (pernoites). Para os demais abordados que recusam o acolhimento, a assessora da UGADS Renata Mangieri explica que as equipes fornecem suprimentos para preservação da vida e proteção contra o frio. “Somente este ano, já foram fornecidos quase mil cobertores, 350 garrafas d’água, 217 pares de meias, 176 gorros e 23 pares de luvas”.

Mais Operação
Além do pernoite, os acolhidos recebem alimentação, higiene, estrutura para cuidado com as roupas e pertences, além do acolhimento de animais de estimação que os acompanham. Durante o acolhimento, ainda, as equipes realizam o atendimento técnico dos usuários, com o objetivo de retomada de vínculos familiares e com a sociedade, recâmbio para Município de origem – se identificado responsável pelo acolhimento no retorno-, e saída das ruas por meio da busca por emprego e retomada do protagonismo de vida.

Com a previsão de temperaturas baixas ao longo da semana, a Operação poderá ser ainda mantida durante o fim de semana.

Detalhe de pessoa colocando creme de milho sobre prato com arroz, feijão e carne, com pessoas sentadas em refeitório ao fundo
Além do pernoite, os acolhidos recebem alimentação e outros cuidados

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação e Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/09/operacao-noites-frias-rua-segue-ao-longo-desta-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original