Viagem Literária na Biblioteca encanta crianças e adultos
Publicada em 09/08/2022 às 13:21Ao som do berimbau e do pandeiro e dos versos da cantiga “Se não eu caio, se não eu caio, oi você não me empurra, se não eu caio”… as integrantes da Cia. Mandinguerias da Pracinha, Paula Castro e Camila Signorini iniciaram na manhã desta terça-feira (09), no auditório da Biblioteca Municipal Nelson Foot (BNF), a 14ª edição do Programa Viagem Literária, uma realização do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB) e SP Leituras Organização Social de Cultura.
Na plateia a integração dos alunos do 5º ano do G4 da EMEB Profa. Rute Miranda Duarte Sirilo, do bairro Terra Nova e os alunos do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja), que por uma hora acompanharam e participaram ativamente da contação de história “ Na volta que o mundo deu” e das brincadeiras.
Para as duas contadoras de histórias, ter na plateia crianças e adultos é sempre certeza de uma apresentação muito rica, cheia de trocas e boas risadas. Segundo Paula Castro, a criança sonha, deixa a imaginação tomar conta do tempo que a história vai se desenrolando, enquanto que o adulto volta no tempo e relembra seus momentos de criança.
Já Camila Signorini destacou que a integração acontece bem no início da apresentação quando o som do berimbau ainda baixo e ela cumprimenta o público com um sonoro bom dia. “Eu acordo a plateia, a resposta às vezes vem fraca e eu repito, bom dia pessoal! Hoje é um ótimo dia para uma boa história, e aí o público responde: Sim! É nesse momento que o encanto acontece, e a viagem está garantida”, explicou Camila.
As “Mandingueiras da Pracinha”, desde 2017 realizam esse trabalho. Na Viagem Literária 2022, iniciaram suas apresentações na segunda-feira (08) em Itatiba e depois de passarem pela Biblioteca de Jundiaí, ainda irão com suas histórias para as bibliotecas das cidades de Santana do Parnaíba, Itapevi e São Paulo, na Biblioteca Villa Lobos.
O programa Viagem Literária 2022 será desenvolvido em mais 64 bibliotecas do Estado de São Paulo, num total de 128 ações culturais realizadas por 15 grupos de contadores de histórias e dirigidas a público de todas as idades. Na Biblioteca Nelson Foot um novo encontro no período da tarde também aconteceu.
A Unidade de Gestão de Cultura, responsável pela administração da Biblioteca também programou para a Viagem Literária 2022, a apresentação do Grupo de Capoeira Brasil, sob o comando de mestre Ilson, como forma de difundir a capoeira como manifestação de cultura popular.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original