1ª Conferência da Juventude tem apresentações e palestras na programação

Publicada em 10/08/2022 às 07:29

A 1ª Conferência Intermunicipal da Juventude, marcada para o dia 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, tem uma programação para lá de especial destinada aos jovens de Jundiaí e municípios da Região Metropolitana. Além de estudantes do ensino médio de escolas estaduais e particulares, o evento recebe inscrições para a participação híbrida. O evento será no auditório da UNIP, das 8h às 16h30.

A programação começará às 8h, com credenciamento. Em seguida, às 9h, haverá sessão solene de abertura. Às 10h30 é a vez de um espetáculo de dança contemporânea. Logo depois, o jornalista Anderson Muller, da TVTEC, dá a palestra ‘Perspectivas para o Jovem 4.0 – Comunicação Digital’. A manhã será encerrada com palestra da professora doutora da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Fernanda Pentena, sobre ‘Juventude para Além das Fronteiras’. No período da tarde ocorrem as instâncias deliberativas, plenária final e sessão solene de encerramento.

“A proposta é estimular os jovens a serem agentes de transformação no desenvolvimento de políticas públicas para a juventude. Temos na região mais de 200 mil pessoas de 15 a 29 anos. Elas precisam ter participação ativa, se aproximando da elaboração de tais políticas”, destaca a Assessora de Políticas para a Juventude, Letícia Atique Branco.

A Conferência deve ocorrer de quatro em quatro anos e está prevista na Lei Federal no 12.852, de 5 de agosto de 2013, que institui o Estatuto da Juventude. Segundo Letícia, por conta de uma parceria com a Diretoria de Ensino do Estado, será possível reunir jovens de todas as regiões dos oito municípios da Região Metropolitana de Jundiaí, com realidades distintas. “Essa participação resultará na construção de políticas públicas de juventude voltadas a realidade dos jovens e na entrega dos serviços públicos para este público.”

A organização do evento ocorre em parceria com os Conselhos Municipais de Juventude de Jundiaí e de Campo Limpo Paulista. A Região Metropolitana é composta pelos municípios de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jarinu, Cabreúva, Itupeva, Louveira, também sendo participante o Município de Itatiba.

A Comissão de Organização é presidida pela Assessora de Políticas para a Juventude de Jundiaí.
“Com a Conferência, buscamos ampliar as perspectivas para a juventude, tendo como foco seu
protagonismo no desenvolvimento regional”, observa o Gestor da Casa Civil, Gustavo
Maryssael, que destacou o apoio do prefeito Luiz Fernando Machado para a realização do evento.

Mais – A Conferência terá ainda atividades concomitantes, como a intervenção artística ‘Juventude – o Céu é o Limite’, com alunos da EE Alessandra Pezzato em parceria com o Assessor de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, Jensen Silva. Eles irão grafitar, durante o período de credenciamento, asas em dois painéis para que os participantes possam tirar selfies durante a Conferência.

Alunos da EE Conde do Parnaíba farão flashmob dando boas-vindas aos participantes do evento. Durante o almoço, das 12h às 13h, a banda Desesperados das 06h15 realizará apresentação musical.

Ao longo da Conferência haverá ainda votação para o nome da mascote do COMJUVE (Conselho Municipal da Juventude) e sorteio de oito canecas.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/10/1a-conferencia-da-juventude-tem-apresentacoes-e-palestras-na-programacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original