Operação Noites Frias: 102 pessoas acolhidas em dois dias de ação

Publicada em 10/08/2022 às 18:37

Em sua segunda noite consecutiva em execução, a Operação Noites Frias já acolheu somente esta semana 102 pessoas em situação de rua, a fim de garantir a proteção contra o frio e preservação da vida. Além do acréscimo de vagas nos abrigos municipais e aumento das equipes nas ruas para intensificar as abordagens, a rede socioassistencial também oferece o acolhimento para os animais de estimação que acompanham esses atendidos, prática que também acontece mesmo em dias fora da Operação.

“É muito comum que a pessoa em situação de rua esteja acompanhada de um animal de estimação e, durante as Noites Frias, eles também são alvo da preocupação da rede socioassistencial. A nova Casa de Passagem, por exemplo, inaugurada pela Prefeitura no final do ano passado, conta com um canil preparado para esse acolhimento e cuidado”, comentou a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant.

Atualmente acolhida na Casa de Passagem, a Samira Varejão está acompanhada do Pintado, seu cãozinho de estimação de apenas oito meses. “Ele é um bebê ainda. Foi abandonado na rua quando o encontrei e o adotei. E aqui ele recebe alimento, água e cuidados. Um abrigo adequado aqui não falta”, comentou.

Samira e Pintado estão acolhidos na nova Casa de Passagem

Prevista para ser acionada ao longo da semana, a Operação Noites Frias consiste no aumento de equipes nas ruas e acréscimo de vagas para acolhimento, sempre que a previsão indicar temperaturas inferiores aos 13°C. Este ano, a Operação já foi realizada em 47 noites.

Sempre que alguém identificar pessoa em situação de rua, podendo ela estar acompanhada de seu animal de estimação, pode acionar o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) pelo telefone (11) 98531-0146, que atende 24 horas por dia. Para o abordado que recusar o acolhimento, as equipes fornecem cobertores, garrafas d’água, meias, gorros e luvas.

Por conta da previsão de baixas temperaturas, Operação Noites Frias segue ao longo da semana

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/10/operacao-noites-frias-102-pessoas-acolhidas-em-dois-dias-de-acao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original