Serviço de ‘Família Acolhedora’ de Jundiaí recebe visita de representantes de Santa Bárbara d’Oeste

Publicada em 11/08/2022 às 17:41

Representantes da Secretaria de Promoção Social do Município paulista de Santa Bárbara d’Oeste visitaram Jundiaí na manhã desta quinta-feira (11) interessados em conhecer e implementar o serviço “Família Acolhedora”, atualmente presente em somente 5% dos Municípios brasileiros. A visita foi realizada na sede da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), à qual o serviço é vinculado no Município.

Em Jundiaí, o Família Acolhedora é batizado de “Travessia”. O serviço é uma alternativa ao formato institucional para o acolhimento provisório desde crianças recém-nascidas até adolescentes de 17 anos, afastados da família de origem mediante determinação judicial, tendo como causas negligência, violência e abandono.

“Viemos a Jundiaí após indicação por parte da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) e estamos consumidas com tanta informação. Tudo muito excelente e fascinante”, comentou a diretora de Proteção Especial de Santa Bárbara, Fernanda Vitale, acompanhada da assistente social Neiva Rodrigues e da psicóloga Ana Carolina Furlan. Atualmente, Santa Bárbara escreve o projeto político e pedagógico para implementação do serviço.

Quatro mulheres e um homem usando roupas de frio, conversando sentados no entorno de uma mesa de madeira, sobra a qual há cadernos, canetas e celular
Equipe barbarense veio a Jundiaí após indicação da DRADS

A comitiva foi recebida pelo diretor de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Camargo, e pela coordenadora do serviço, Luci Mara Marin, que compartilharam os fluxos do serviço, práticas, dificuldades, experiências, formatos de divulgação e orientações sobre as capacitações das equipes e das famílias interessadas.

Luiz Guilherme tratou da importância da adesão de interessados. “As equipes do Família Acolhedora são as famílias. As equipes técnicas são fundamentais, mas sem as famílias o serviço simplesmente não acontece. Por isso, da nossa experiência, é muito importante que vocês divulguem o serviço para implantação no Município de vocês por meio dos depoimentos dessas famílias, pois são muito poderosos e sensibilizadores para que haja adesão”.

Já Luci Mara compartilhou o histórico do serviço em Jundiaí. “Fomos o primeiro Município da região a implementar o ‘Família Acolhedora’ em 2009, pouco depois de Campinas, e, desde então, mantemos contato por meio de um Grupo de Trabalho (GT), em que discutimos as nossas práticas, também com novos integrantes. Certamente indicaremos a participação de Santa Bárbara quando o serviço estiver implementado.

Detalhe de mulher de cabelos compridos e presos, segurando um bebê em seus braços, e em sua camisetas e veem desenhos e se lê a palavra "Travessia"
O serviço em Jundiaí tem o nome de Travessia

Mais Família Acolhedora
Podem se inscrever no serviço os interessados maiores de 21 anos, residentes em Jundiaí. Entre as condicionalidades estão não estar fila de adoção e não possuir pendências judiciais e problemas psiquiátricos.

Após a inscrição, por meio de formulário on-line, os interessados serão informados quanto às etapas necessárias até a inscrição efetiva, como entrevistas, visitas domiciliares e encontros de capacitação.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail familiaacolhedora@jundiai.sp.gov.br.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/11/servico-de-familia-acolhedora-de-jundiai-recebe-visita-de-representantes-de-santa-barbara-doeste/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original