Jovens da região discutem políticas públicas na 1ª Conferência Intermunicipal da Juventude

Publicada em 12/08/2022 às 17:14

Nesta sexta-feira (12) – Dia Internacional da Juventude – cerca de 500 jovens da região se reuniram para discutir políticas públicas de implementação em nível regional, na 1ª Conferência Intermunicipal da Juventude. O evento, com o tema “As novas perspectivas para a juventude”, ocorreu no auditório da Unip e teve transmissão online pelos canais da Prefeitura de Jundiaí.

Organizada pela assessoria de Políticas para a Juventude, órgão vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil, em parceria com os Conselhos Municipais de Juventude de Jundiaí e de Campo Limpo Paulista, a conferência prevista Lei Federal no 12.852, que institui o Estatuto da Juventude, também contou com apoio da Diretoria de Ensino do Estado para reunir estudantes das cidades de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jarinu, Cabreúva, Itupeva, Louveira e também do Município de Itatiba. Além do período reservado para as instâncias deliberativas, a programação contou com palestras e intervenções culturais.

Prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou a importância da participação dos jovens

“Nossa região conta com mais de 200 mil pessoas de 15 a 29 anos e com realidades e anseios diferentes. Ao promover esse evento, o objetivo é estimular o jovem a se engajar e construir juntos políticas públicas, pensando no contexto regional”, destaca a Assessora de Políticas para a Juventude, Letícia Atique Branco.

Prestigiando a abertura do evento, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância dos grêmios estudantis e de espaços abertos para o jovem refletir e se posicionar. “É fundamental participar, entender, aproveitar a oportunidade que a vida acadêmica nos dá para pensar em novos passos para a sociedade. A partir desta conferência, o jovem – representado pelos alunos de diferentes escolas públicas e privadas – poderá construir as propostas a partir do que acredita para levar ao Poder Público”, comentou, lembrando que iniciou sua trajetória política no Conselho Municipal de Juventude de Jundiaí.

O subsecretário de Juventude do Estado, Luiz Oliveira, igualmente incentivou a participação dos jovens nas discussões de demandas. “Fomentamos cada vez mais a participação dos jovens, por meio dos conselhos municipais. O Estado não faz nada sozinho. Por isso, estamos ampliando o espaço para os diálogos. Em Cabreúva, por exemplo, estão sendo investidos R$ 60 milhões na Casa da Juventude. Ao todo, estamos com 45 casas em construção”, destacou.

“Aquele que se dedica ao estudo e à sua comunidade, além de criar uma trajetória para si, auxilia os demais. O entrosamento de jovens de oitos municípios nesta conferência vai contribuir com a construção de uma sociedade melhor e mais igualitária”, acrescentou o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

O evento também contou com apresentações culturais

Também estiveram presentes na abertura o vereador Daniel Lemos, representando a Câmara Municipal, a Dirigente de Ensino de Jundiaí, Valdete Lemos, além de prefeitos e vice-prefeitos da região, vereadores, o vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, os gestores municipais José Antônio Parimoschi (Governo e Finanças), Cristiano Lopes (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e Carla Basson (Segurança Municipal), além do comandante da Guarda Municipal, Benedito Marcos Moreno.

Animação
A empolgação dos jovens marcou o evento. Entre uma foto e outro com companheiros que vieram de Jarinu, Fabiano Mauro, de 16 anos, destacou sua disposição em colocar propostas no papel. “Faço parte do grêmio estudantil da minha escola e vim para ouvir, entender e ajudar com ideias. Para mim, essa é uma oportunidade que temos para crescer.”

“Essa é a primeira vez que participo de um evento assim. Acho que essa é a hora de contribuir, de me envolver em discussões que são do meu interesse. Outros jovens também têm que entender a importância de lutar pelo que é melhor para nós”, falou o estudante de Jundiaí Matheus Henrique Magalhães Pessoa, 17 anos, da Escola Estadual Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto.

Matheus estava animado com a oportunidade de poder contribuir

CONFIRA MAIS FOTOS NO FLICKR DA PREFEITURA DE JUNDIAÍ

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/12/jovens-da-regiao-discutem-politicas-publicas-na-1a-conferencia-intermunicipal-da-juventude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original