Plano de Bairro do Novo Horizonte apresenta projetos para a região em Audiência Pública

Publicada em 12/08/2022 às 15:06

Mais árvores nas ruas, áreas de lazer, espaço para capacitação dos jovens entre outros desejos dos moradores da região do Novo Horizonte fazem parte das ações previstas no Plano de Bairro, que teve audiência pública na manhã desta sexta-feira (12), com transmissão da TV Câmara. O próximo passo do projeto é ser discutido e votado pelos vereadores. O trabalho teve como objetivo tornar o bairro amigável à primeira infância, com escuta ativa que incluiu crianças e cuidadores, e teve a participação da sociedade civil organizada local.

A apresentação foi feita pelo gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello e a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini. “O plano foi elaborado entre os anos 2020 e 2021, com a participação da comunidade. Das 100 propostas feitas pelos moradores, 70 foram acolhidas e já estão previstas no plano. Todas foram respondidas e justificadas”, comenta a diretora.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Vista aérea do bairro do Novo Horizonte
Plano de Bairro do Novo Horizonte será apreciado pelos vereadores

Entre as necessidades indicadas pela comunidade e que já estão sendo realizadas – não somente naquela região como em toda a cidade – são os programas Horta Urbana e Pé de Árvore. O primeiro concede áreas públicas para a população cultivar hortaliças, frutas e legumes, para o sustento e geração de renda, e o segundo já promoveu a arborização de algumas ruas e prevê o plantio de mais 1,5 mil árvores  –.aumentando 20% a arborização local.

Ao todo, estão previstos no Plano Plurianual 2021-2025 (PPA) R$ 26 milhões em investimentos para a região, como a reforma e construção de escolas, centro esportivo e ciclovia, pista de caminhada e calçada na avenida José Benassi. “São 31 ações previstas, divididas em quatro eixos (Potencializar a proteção ambiental e o uso do solo, Melhorar as condições de mobilidade, Ampliar o uso dos espaços públicos e Qualificar os equipamentos de uso comunitário). O Plano de Bairro é uma ferramenta construída com e para a sociedade que possibilita a participação da população e das organizações para a melhoria do local”, detalhou o gestor.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Tela do celular em suporte, metálico, com a apresentação da audiência pública
Audiência remota tratou do Plano de Bairro do Jardim Novo Horizonte

O plano pode ser acessado pelo link: https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/planos/plano-de-bairro-novo-horizonte-e-regiao/

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/12/plano-de-bairro-do-novo-horizonte-apresenta-projetos-para-a-regiao-em-audiencia-publica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original