Programação cultural do feriado prolongado traz atrações gratuitas do programa Cidade das Crianças

Publicada em 12/08/2022 às 15:07

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) preparou para o final de semana prolongado mais uma programação gratuita com atrações para o público infantojuvenil, pelo programa municipal Cidade das Crianças.

Um dos destaques vai para a Fábrica das Infâncias Japy, que recentemente recebeu um novo mobiliário cênico, com os conceitos de Rios Flutuantes e Fios que tecem, e que reabre ao público com programação cultural voltada para crianças de quatro a dez anos.

Neste sábado (13), às 10h30, a atração programada é “Eu Disse Brinco…Brincarei…”, com a companhia Respeitável Público. A iniciativa integra o projeto do grupo “Kombinado não é carro” e narra a história de Liarin, Tayga, Blanco e Perro, mambembes, que com suas cantigas de roda e danças transformam os locais e convidam o público a escolher um sonho, onde brincar é a ordem do dia.

Já no domingo (14), também às 10h30, é a vez de o Grupo Gatos Gordos contar histórias para a criançada. Entre elas, “O velório da dona Onça”, que conta a artimanha incrível da onça para poder caçar o seu jantar.

Na segunda-feira (15), o espaço também fica aberto ao público para a criançada brincar, como no fim de semana, das 9h às 13h.

As atrações são gratuitas e não é necessária a retirada de ingresso prévio.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. Mais informações pelo telefone 4521-0971.

Biblioteca
Na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot a programação do sábado (13) traz, às 11h, o espetáculo de mágica e ilusionismo “Encantos e Venturas”, em que William Seven compartilha a sua histórias, percepções e vivências com seu grande mestre, o famoso mágico Júlio Lipan, do circo Orlando Orfei.

Já na segunda-feira (15), a Biblioteca traz, também às 11h, a peça “Um Quarto de Histórias: Contos do Mundo”, contação de histórias com a Cia. Giro no Biombo que narra a aventura de três irmãos que, a partir da brincadeira em um quarto bagunçado, viaja o mundo, as histórias e lendas dos continentes.

As atrações são gratuitas e não é necessária a retirada de ingresso prévio.

A Biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Teatro Polytheama e Galeria de Arte
O Teatro Polytheama recebe nesta sexta-feira (12), às 20h, o espetáculo gratuito “Orquestra: que bicho é esse?”, da Camerata Jovem de Campinas, com repertório de músicas de grandes bandas do rock dos anos 60, 70, 80 e 90 em arranjos especiais. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria do teatro e por meio da plataforma Sympla.

Já no sábado (13), às 20h, é a vez do show “Uma Noite De Tango”, em que a Cia. Tango & Paixão narra a evolução do tango, por meio da dança e de seus grandes compositores e autores, como Carlos Gardel a Astor Piazzolla, e a presença de profissionais consagrados na Argentina. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do teatro e por meio da plataforma Sympla.

Já a Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, anexa ao Teatro, abre somente no sábado (13), das 10h às 13h. Quem visitar o espaço poderá conferir a exposição “O espaço que há entre as coisas”, dos artistas Dani Shirozono e Jeff Barbato.

O Teatro e a Galeria ficam na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informação pelo telefone 4586-2472.

Este é o último fim de semana para visita da exposição exposição “O espaço que há entre as coisas” na Galeria de Arte

Solar do Barão
O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão permanece fechado durante o período, pois passa pela montagem de nova exposição sobre importantes patrimônios municipais.

Já os seus jardins ficam abertos ao público somente neste sábado (13) e domingo (14), das 10 às 17h.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. Mais informações pelo telefone 4521-6259.

Pinacoteca
A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes permanece aberta neste sábado (13) e domingo (14), das 10h às 17h, com entrada gratuita para a visitação das exposições: “O prazer de desistir”, do artista Nariz Coletivo, e que pode ser visitada até o dia 21 de agosto, com classificação indicativa para maiores de 14 anos; e “Paesani”, de Emidio Luisi, que faz uma homenagem por meio de fotografias e instrumentos de trabalho diários de tradicionais famílias ítalo-jundiaienses, e que pode ser visitada até o dia 25 de agosto.

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

“Paesani”, na Pinacoteca, pode ser visitada até o dia 25 de agosto

Pracinha da Cultura
Na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), o programa de oficinas culturais gratuitos para inscritos funciona somente no sábado (13).

Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever por meio de formulário on-line.

A Pracinha da Cultura fica na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110 – Vista Alegre. Mais informações pelo telefone 4521-6193

Complexo Fepasa
O Complexo Fepasa permanece fechado durante o fim de semana e o feriado para as gravações do longa metragem “Onde há vida, há esperança”, do cineasta Rodrigo Rodrigues, que narra a trajetória do imigrante italiano Santo Cereser.

A agenda cultural completa pode ser conferida no site da Cultura.

Jardins do Solar do Barão ficam abertos no sábado (13) e domingo (14).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/12/programacao-cultural-do-feriado-prolongado-traz-atracoes-gratuitas-do-programa-cidade-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original