Agosto Dourado: desfralde saudável é abordado em palestra online

Publicada em 16/08/2022 às 17:35

Dentro da Programação do Agosto Dourado, que incentiva as boas práticas para a Infância e a amamentação, foi realizada nesta terça-feira (16) uma palestra online com o tema desfralde. A atividade foi acompanhada por pais, educadores, cuidadores e profissionais da saúde.

A conversa foi conduzida pela terapeuta ocupacional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Gabriela Tripicchio, que destacou as etapas do desfralde, deu dicas para iniciar o processo, além de esclarecer dúvidas.

“É fundamental que sejam observados os sinais motores, emocional e cognitivo, e compreender que o desfralde é da criança, com o envolvimento da família. É um momento importante e que vai refletir na vida adulta. É preciso respeitar a criança”, ressaltou.  

As etapas do desfralde foram destacadas

Para a mãe da pequena Betina, de 2 anos e meio, a assistente administrativa Bruna Palombo Gilioli, a palestra foi esclarecedora e veio na hora certa. “Foi muito importante conversar sobre esse tema. As mães sentem uma pressão tanto da sociedade como de outras mães para que tudo aconteça de forma rápida e dentro de determinadas etapas. Eu, após a palestra de hoje, digo que não tenho pressa e que tudo deve ocorrer de forma natural e no tempo da criança. É um respeito que devemos ter não apenas para o desfralde, mas para as outras etapas da criança também”, avaliou.

Até o final do mês, as Unidades de Gestão de Cultura (UGC), Educação (UGE), Promoção da Saúde (UGPS) e Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizam atividades descentralizadas para marcar o Agosto Dourado. A programação pode ser consultada no site. Para participar, não é necessário realizar inscrição previamente. 

Assessoria de Imprensa
Foto: FotógrafoS PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/16/agosto-dourado-desfralde-saudavel-e-abordado-em-palestra-online/