Mês do Patrimônio: Mesa-redonda debate o papel de construtores desconhecidos na arquitetura urbana
Publicada em 17/08/2022 às 13:09Um debate sobre a importância de construtores desconhecidos na arquitetura das cidades de São Paulo e Campinas foi a atividade on-line proposta pela programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2022 na tarde dessa terça-feira (16).
Com a mediação do diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Elizeu Marcos Franco, a mesa-redonda contou com as participações especiais do historiador Lindener Pareto Jr. e da arquiteta e urbanista Rita Francisco, com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) de Jéssica Moura e Rosângela Boscardin.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO MÊS DO PATRIMÔNIO
Elizeu contextualizou a proposta da atividade com o tema da programação. “Neste ano em que a Semana de Arte Moderna completa cem anos, decidimos utilizar o tema ‘modernidade’ na programação desta edição, utilizando para o diálogo traços deste momento definidor, sempre lançando luz sobre seu impacto em Jundiaí. Por isso convidamos dois especialistas para tratar das realidades da capital e de Campinas, eixo em que o nosso Município se encontra”.
Lindener apresentou temas de seu trabalho de pesquisa, como os requerimentos de construção na capital paulista entre as décadas de 1890 e 1940, em que pôde constatar que construtores anônimos foram tão importantes para a evolução da cidade quanto “figurões” da historiografia oficial, como Giulio Micheli, Ramos de Azevedo e até mesmo Oscar Niemeyer.
A partir do inventário de imóveis do Arquivo Municipal de Campinas, Rita pôde revelar os nomes e a importância desses construtores anônimos, em estudo sobre a evolução do perímetro do centro histórico campineiro, em pesquisa e período análogos aos abordados por Lindener.
A mesa-redonda segue disponível na íntegra para interessados no site da programação, onde também se encontram os detalhes das atividades, formulários de inscrições e toda a programação já realizada ao longo do mês.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Assista à mesa-redonda “Construtores anônimos na História da formação dos Municípios”:
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original