Agosto Dourado: escola promove roda de conversa sobre Educação Não Violenta com pais e responsáveis

Publicada em 18/08/2022 às 16:02

Como parte da programação proposta pela Prefeitura de Jundiaí para o Agosto Dourado, nesta semana, a EMEB Professora Cleonice Adolpho de Faria proporcionou, com a Assistente Social da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Isabete Ferreira, uma roda de conversa com os pais, familiares e educadores sobre “Educação Não Violenta”.

Reflexão necessária sobre a violência escolar: na escola, da escola e contra a escola, com o objetivo de efetivar as práticas pedagógicas e educacionais, seguindo preceitos fundamentais das Práticas Restaurativas balizadas por conceitos da comunicação não violenta e mediação de conflitos.

Oito adultos, sentados lado a lado, olham para a frente com atenção, enquanto escutam a assistente social.
Pais e responsáveis participam de roda de conversa

A mãe do pequeno Pedro, Alessandra Gomes, participou do evento e adorou socializar com os pais. “Gosto muito da nossa parceria com a escola, educamos em conjunto, a escola nos proporciona uma abertura para refletirmos juntos. Dessa forma conseguimos desenvolver as nossas crianças com o senso de que estamos aqui por elas, educar de uma forma respeitosa”, pontuou.

Os pais e responsáveis reagiram de forma positiva, levantaram questões, conversaram e levaram aprendizagens de um tema muito importante com a assistente social. “Eu levantei alguns pontos com os pais de uma forma bem simples e realista. Para haver mudança temos que dar oportunidade, proporcionar um conhecimento sobre o assunto para que os pais possam refletir”, alegou Isabete, que também ressaltou sobre o cuidado com os familiares. “Conversamos sobre os pais também, eles precisam estar bem para cuidar dos pequenos, é importante ajudá-los”.

A assistente social Isabete Ferreira, está de lado para a foto, olhando para os pais. Na parede ao seu lado, passam os slides sobre "Educação Não Violenta" em apresentação para os pais. Texto no slide: Disciplina positiva para bebês.
Assistente social, Isabete Ferreira, realizou uma apresentação sobre “Educação Não Violenta”

A escola exerce um trabalho em equipe, é a importância de trocar experiências e falar sobre um assunto necessário com olhares diferentes sobre a educação. “Receber os pais na nossa escola estabelece ainda mais o nosso laço de parceria, precisamos falar sobre o desenvolvimento e as necessidades das nossas crianças, dentro e fora da escola”, destacou a coordenadora pedagógica, Ana Paula Assis e Silva.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/18/agosto-dourado-escola-promove-roda-de-conversa-sobre-educacao-nao-violenta-com-pais-e-responsaveis/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original