Atividades gratuitas da programação do Mês do Patrimônio estão com as inscrições abertas

Publicada em 18/08/2022 às 17:11

Estão abertas as inscrições gratuitas de atividades pela programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2022, que traz como tema “Memória, Identidades e Patrimônio Cultural na Modernidade”.

Já neste sábado (20), a programação traz uma caminhada entre as igrejas de Jundiaí, com ponto de partida às 8h, em frente à igreja Nossa Senhora da Conceição da Vila Arens e, após trajeto de cerca de 1,6 quilômetro, chegada à catedral Nossa Senhora do Desterro prevista para as 12h, com subida pelo Escadão do Monte Castelo. Estão disponíveis 25 vagas gratuitas para interessados, que devem realizar inscrição on-line prévia por meio de formulário.

Já para a quarta-feira (24), estão abertas as inscrições gratuitas para um passeio pelos projetos de restauração do Complexo Fepasa. No total, serão realizadas duas turmas, uma no período da manhã (das 10h30 às 12h) e outra da tarde (das 14h30 às 16h), cada uma delas com 20 vagas. Durante o encontro, o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Elizeu Marcos Franco, fará uma explicação sobre os projetos de restauração e requalificação do local nas instalações da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro e que hoje é sede de, entre outros órgãos, da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura.

Foto aérea do bairro da vila Arens de Jundiaí, em que se veem a torre da igreja à esquerda e as ruas, telhados e copas das árvores
Já neste sábado (20), atividade de caminhada entre as igrejas tem ponto de partida na vila Arens, às 8h

Está prevista ainda a realização de um curso de extensão em educação patrimonial sobre o Rio Jundiaí, com o tema “Natureza, Cultura e Meio Ambiente”, em dois dias de encontros.

No primeiro deles, na sexta-feira (26), das 8h às 13h, os participantes terão no Complexo Fepasa uma parte teórica sobre o conceito de patrimônio hídrico aplicado ao rio. Já no segundo dia, no sábado (27), a atividade se estende das 8h (horário de encontro da turma no Complexo Fepasa) até as 17h, com percurso em ônibus oferecido pela UGC por pontos do rio, como área próxima à nascente em Mairiporã, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Itupeva, Indaiatuba até a foz no Município de Salto.

A atividade é voltada para educadores, monitores ambientais e culturais, guias de turismo, estudantes universitários e interessados em geral e estão disponíveis as inscrições gratuitas de 40 vagas.

A programação do Mês do Patrimônio segue até o final de agosto e contará com outras atividades, como palestras, rodas de conversa e o 10º Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/18/atividades-gratuitas-da-programacao-do-mes-do-patrimonio-estao-com-as-inscricoes-abertas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original