Café Tecnológico cria conexões e laços de inovação no Espaço Jundiaí Empreendedora

Publicada em 18/08/2022 às 16:53

Nesta quinta-feira (18) foi realizado o quinto Café Tecnológico no Espaço Jundiaí Empreendedora. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Jundiaí, através da Assessoria de Cooperação Internacional (UGCC) e da Unidade de Gestão de Desenvolvimento, Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) em parceria com a Câmara Americana de Comércio de SP – AMCHAM e com apoio da Rede de Inovadores de Jundiaí.

O Café tem o objetivo de conectar startups, empresas, entidades de ensino, especialistas, interessados em inovação e investidores para debater temas, como inovação, tecnologia, empreendedorismo, tendências, mercado de trabalho, exportação, entre outros. Além de troca de experiências, o encontro desta quinta-feira permitiu o debate e apresentou iniciativas que fortalecem o ecossistema de inovação de Jundiaí.

O prefeito Luiz Fernando Machado abriu o encontro e destacou a importância de iniciativas como essa. “Quando conexões são criadas entre o setor produtivo e aqueles que são os empreendedores é importante para cidade. Consolida que o município se desenvolva economicamente e que se crie laços da inovação entre as empresas. Estamos felizes em ter a Câmara Americana de Comércio de SP – AMCHAM apoiando essa iniciativa. Isso movimenta nossa cidade e traz o contexto da inovação à aqueles que empreendem em Jundiaí”, explica.

Prefeito Luiz Fernando abriu o encontro no Espaço Jundiaí Empreendedora

Para o gestor da UGDECT Cristiano Lopes o encontro é oportunidade para o empreendedor. “O Café Tecnológico tem por objetivo possibilitar a troca de experiências entre os envolvidos nas áreas de inovação, tecnologia e desenvolvimento, bem como ampliar a rede de contatos e discutir ações locais no sentido de promover e disseminar os objetivos da Lei Municipal de Inovação.”

O gestor de governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, frisou a importância da implantação de inovações tecnológicas em Jundiaí e falou do planejamento adotado pelo governo municipal a longo prazo. “A Cidade Inteligente tem que ser inclusiva, ou seja, para todos, e com a efetividade da entrega do serviço para o morador. Nosso planejamento, que nós batizamos de Agenda 2050, passa pela escuta da sociedade e estabelece pontes das políticas públicas com as dimensões do desenvolvimento sustentável, daqui para o futuro.”

O Café Tecnológico contou com a palestra Inovação em Jundiaí: relação do ambiente público com o privado, ministrada por Sergio Jacobsen, Vice-presidente da área de Smart Infrastructure da Siemens e Presidente do conselho de Ciência e tecnologia de Jundiaí. “O nível da discussão aqui é muito alto e a conexão gerada aqui é fundamental para todos. Jundiaí nos dá uma grande infraestrutura e qualidade de vida para nossos funcionários”, explica.

Marcio Lario, CEO da Kairos Innova, falou sobre o papel da AMCHAM como o maior ecossistema de inovação do Brasil. “O Café Tecnológico engloba várias áreas do ecossistema, nos permite encontrar empresários e empreendedores no mesmo espaço e fazer essas pontes de colaboração que são muito importantes. Como empresário do setor de serviços posso encontrar potenciais clientes e e realizar parcerias de colaboração com empresas do ecossistema de Jundiaí”, afirma.

Gestor José Antonio Parimoschi e o vice-presidente da Siemens, Sergio Jacobsen

Para Willy Lobe, gerente regional da AMCHAM, o evento é de suma importância. “Nosso propósito é ligar, fazer conexões transformadoras entre empresas, ideias, negócios e participar do café tecnológico tem tudo a ver com nosso propósito”.

Para o diretor de Ciência e Tecnologia, Julio Durante, o Poder Público tem esse papel. “É nosso dever dar condições para a hélice girar, hélice que reúne o Poder Público, instituições de ensino e os empreendedores da cidade. Promover o Café Tecnológico, a Rede Inovadores, o Hackaton, ter o Espaço Jundiaí Empreendedora e um, programa como Campus Jundiaí faz essa hélice girar”, explica.

A superintendente da FTVTEC e articuladora de Rede de Inovadores de Jundiaí, Mônica Gropelo, o assessor especial de cooperação internacional, Sami Mansour e os diretores Enrico Arkchimor Milamonti e Gilson Pichioli, ambos da UGDECT participaram do encontro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/18/cafe-tecnologico-cria-conexoes-e-lacos-de-inovacao-no-espaco-jundiai-empreendedora/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original