Agenda Cultural: Confira a programação do final de semana na cidade

Publicada em 19/08/2022 às 14:47

Ainda que a previsão do tempo para esse final de semana em Jundiaí seja de temperaturas bem baixas, só vai ficar em casa quem quiser, pois a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), programou diversas ações gratuitas em seus equipamentos culturais para crianças, jovens e adultos.

A ordem é se agasalhar, convidar familiares e amigos e sair de casa! Confira a programação em cada equipamento cultural para esse final de semana:

100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo: OSMJ e Coral Municipal juntos no palco do Polytheama


Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro). Informações: 4589-6800
A Sala Jundiaí do Complexo Fepasa recebe neste sábado (20), às 19h, o show de lançamento do álbum “Na Volta Que o Mundo Dá”, do cantor Mateus Sartori. Com entrada gratuita e por ordem de chegada, a atração vem a Jundiaí por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, com apoio da Unidade de Gestão de Cultura.

Lançamento do álbum “Na Volta Que o Mundo Dá”, do cantor Mateus Sartori, na Sala Jundiaí, no Complexo Fepasa

Ainda no Complexo o público poderá visitar a exposição “Tarcilas – Mulheres na Arte”, reunindo obras de 10 mulheres artistas visuais – grafiteiras, ilustradoras, pintoras de parede e tela – descentralizadas, de Jundiaí, resultado de um projeto realizado de janeiro a março de 2021, com o apoio da UGC e viabilizado pelo Programa de Ação Cultural – ProAc – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A curadoria é da artista Gislaine Silva (Gi Real), com colaboração das artistas Paula Pimenta e Andréa Mendes, do Coletivo PretaAção. Em exposição as obras das artistas: Beatriz Pastorini, Daniela Shirozono, Flávia Prexede, Gabriela Santos de Matos, Marina Germano, Patrícia Haruno, Tânia Manacero, Thayara Magalhães, Valéria Balbin e Viviane Lima.

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens), entrada gratuita e aberta no sábado das 9h às 13h. Mais informações 4527-2110.

Na Biblioteca o Projeto Lê no Ninho é o destaque

Neste sábado (20), às 11h, mais uma edição do “Lê no Ninho”, atividade voltada para crianças de seis meses a quatro anos de idade. A atividade, com duração de 60 minutos, é promovida pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), dentro da proposta de realizar atividades para o público infantojuvenil aos sábados, no equipamento cultural.

No Espaço Sonia Cintra, a exposição “Corinthians Jundiahyense”, onde o visitante vai encontrar, fotos, jornais da época, troféus, resultado do trabalho de resgate e pesquisa do jundiaiense apaixonado por futebol, José Roberto Fornazza.

E na Galeria Jundiaí a exposição “Na Pele da Negra através do Olhos”, uma captura que retrata diversos sentimentos vivido no cotidiano da Mulher Negra, com o objetivo de homenagear e ressaltar a cultura afro brasileira. Participam da mostra as artistas: Beatriz Pastorino, Bella Tozini, Letícia Alves, Paty Miranda, Rosângela Arregolão, Silvia Almeida, Stela Carolina, Thais Legal e Vanessa Sanches.

Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens). No sábado (20), a partir das 10h30, crianças de 04 a 10 anos poderão acompanhar a apresentação da “Art no Ar – Dança e Circo”, com o espetáculo “FAYS – a Vida das Fadas.

Quatro acrobatas se dividem em cena para mostrar a beleza da vida das Fadas, em um mundo mágico em que todos voam, encantados pelos poderes do pó de pirlimpimpim, tudo embalado por músicas celtas e muita magia, e apresentações de Tecido Acrobático e acrobacias de solo.

No domingo (21), também às 10h30, a musicista Telma Costa apresenta “Canções e Parlendas”. Acompanhada de violão interpreta canções do folclore infantil, e junto com o ator Ulisses Vertuan, intercalam músicas e parlendas com utilização de fantoches. Um espetáculo recomendado para crianças de 04 a 10 anos.

E na sequência, às 11h, a coreógrafa Paula Agnello, apresenta “Feliz, alegre e forte”, resultado do seu trabalho baseado nos estudos de “ Baby Fusion”, uma proposta que transforma a maternidade e a paternidade em música e dança, por meio de uma metodologia de dança e movimentos corporais que podem ser vivenciados na gestação e até os 12 meses dos bebês.

“Feliz, alegre e Forte” é uma apresentação artística de mães, pais e bebês cheia de amor e conexão com pais dançando com os seus bebês nos carregadores “sling” e mochilas ergonômicas. Mais informações 4521.0971.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762, Centro). Os jardins do Solar estarão abertos para visitação no sábado e domingo (20 e 21), das 10h às 17h e a entrada é gratuita. Na oportunidade, poderão conferir nos jardins as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.

Os Jardins do Solar são sempre uma opção para o lazer

Já as salas que compõem o Museu permanecem fechadas pois estão sendo preparadas para uma nova exposição a ser aberta ao público nos próximos dias. O Museu funciona de terça a domingo, sempre das 10 às 17h. Mais informações 4521.6259.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109, Centro). Aberta sábado e domingo das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações 4568-2326.

O visitante poderá conhecer as obras dos artistas Diógenes Duarte Paes (patrono da Pinacoteca), com suas famosas aquarelas e também, as obras dos consagrados artistas Elvio Santiago e Inos Corradin, que compõem o acervo permanente da Pinacoteca.

Pinacoteca Municipal tem quadros de Inos Corradin em seu acervo permanente em exposição

Ainda podem visitar as exposições “Paesani”, com as fotos do consagrado fotógrafo Emídio Luisi e “ O Prazer de Desistir”, do artista visual Nariz Coletivo (Victor Canela), com classificação indicativa de 14 anos.

Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro). Mais informações no 4586-2472.
O segundo concerto da temporada 2022 da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) está marcado para este sábado (20), às 20h, no Teatro Polytheama, e faz uma homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo, importante movimento artístico e cultural de vanguarda realizado a partir da capital paulista no início do século passado.

O concerto contará ainda com a participação especial do Coral Municipal de Jundiaí. O programa da noite traz “Rapsódia Macunaíma”, composta por Daniel Muller e as Bachianas Brasileiras Nº7 e “Trenzinho do Caipira”, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. A regência da orquestra e do coral ficam, respectivamente, a cargo de suas diretoras artísticas, Claudia Feres e Vasti Atique. Entrada gratuita.

No domingo (21), às 19h, Danilo Gentili & Gordo do Danilo se apresentam em Jundiaí. Antagonistas na TV e inimigos na realidade, Danilo Gentili e Diguinho Coruja resolvem se juntar em um verdadeiro show caça-níquel. O espetáculo “Danilo Gentili & Gordo do Danilo” promete mostrar um lado novo dos comediantes do programa The Noite. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou na plataforma Sympla.

Domingo no Polytheama o riso está garantido…

Galeria de Artes Fernanda Milani (anexa) ao teatro Polytheama – A exposição “O Espaço que há entre as coisas”, dos artistas visuais Dani Shirozono e Jeff Barbato, com entrada gratuita, pode ser visitada neste sábado (20) das 10h às13h.

Pracinha da Cultura do Vista Alegre – antigo CEU das Artes (rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110). Mais informações 4521-6193.

Nesta sexta-feira (19), tem sessão de cinema do projeto Super Tela, a partir das 19h, com entrada gratuita. O filme desta semana é Mogli: O menino lobo. A entrada é por ordem de chegada e são 40 lugares.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo/Divulgação/Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/19/agenda-cultural-confira-a-programacao-do-final-de-semana-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original