Agosto Dourado: introdução alimentar é tema de oficina no CECCO
Publicada em 19/08/2022 às 16:29Quais alimentos dar para o bebê? Como deve ser o preparo? Essas e outras dúvidas foram esclarecidas na oficina “Comida de Bebê: uma introdução à comida de verdade” realizada nesta sexta-feira (19), no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO). A atividade integra a programação do Agosto Dourado, que incentiva as boas práticas para a Infância e a amamentação.
A nutricionista e diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Maria Angela Delgado, foi quem conduziu o bate-papo com cuidadores e profissionais da Educação e da Saúde, e preparou alguns pratos saudáveis, com legumes, cereais, verduras e carboidratos.
“A introdução aos alimentos é um processo, porque é o momento em que a criança está aprendendo a comer. Ela vai tocar, cheirar, lamber e depois vai acontecer o comer. Pode levar meses. É necessário que tudo ocorra de forma tranquila e respeitosa para não causar traumas. Além do preparo, a apresentação dos alimentos é importantíssima para que seja criada uma boa relação, para que se crie bons hábitos alimentares”, informou, mostrando a montagem de pratos.
A nutricionista também abordou algumas técnicas. “O bebê precisa ficar sentado. Até dois anos, não devemos usar sal e açúcar. Os alimentos devem ser cozidos no vapor ou com pouca água e podem ser usados todos os temperos da horta, como manjericão, orégano, entre outros. Tudo o que é industrializado não deve ser utilizado ”, elencou.
Programação
Até o final do mês, mais ações serão realizadas para marcar o Agosto Dourado. A programação completa pode ser conferida no site do evento.
“Em diversos espaços espalhados pelas regiões do Município estão sendo colocados em pauta o cuidado com o bebê, a amamentação e a afetividade. Está sendo gratificante acompanhar. O retorno dos participantes tem sido muito bom, o que também mostra que as pessoas estão com o olhar voltado para essa temática”, avaliou a articuladora regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Gerusa Moura, que acompanhou a oficina.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
19/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada para pessoas a partir dos 12 anos dos grupos prioritários
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
17/12/2024
Organização Pan-Americana de Saúde entrega prêmio APF Forte para Jundiaí
-
17/12/2024
Nota Oficial — interrupção temporária da vacinação contra Covid-19
Baixe as fotos desta notícia na resolução original