Atividade no Clube 28 de Setembro trata da importância da Comida e Religiosidade como Patrimônios Culturais.
Publicada em 19/08/2022 às 12:16Por meio da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2022 foi realizada no Clube 28 de Setembro uma palestra sobre “Comida e Religiosidade como Memória e Patrimônio Imaterial”. O encontro foi realizado na tarde dessa quinta-feira (18) e contou com as participações como palestrantes da chef e pesquisadora Aline Guedes e das associadas e colaboradoras do Clube 28 Sônia Henrique e Tânia Hipólita dos Santos.
Além dos associados do Clube e interessados em geral, também participaram alguns alunos do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA). As boas-vindas aos participantes ficaram por conta do diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Elizeu Marcos Franco, e da presidente do Clube 28 de Setembro, Edna Oliveira.
“Este ano, o Mês do Patrimônio chega à sua quinta edição, retornando ao seu formato com atividades presenciais e reforçando o seu papel de ampliar e divulgar conhecimentos a cada vez mais pessoas sobre os patrimônios culturais materiais e imateriais. Nesse sentido, realizamos mais esta atividade e de forma descentralizada, levando esta ideia de preservação a cada vez mais lugares”, declarou Elizeu.

Aline compartilhou sua trajetória de vida e de afeto com a gastronomia. Tratou também de sua pesquisa sobre quilombos remanescentes e sobre como o alimento pode ser uma forma de fomento à preservação cultural como um todo e através de ritos e dos saberes e modos de fazer envolvidos.
Já Sônia e Tânia realizaram uma apresentação sobre a história do Clube 28 de Setembro, que, desde 2016 é considerado um bem imaterial do Município. Na ocasião, apresentaram detalhes sobre a fundação e identidade do clube, além de um resgate histórico e social, por meio de falas de associados e antigos diretores da agremiação. Tânia é servidora municipal da UGC, lotada na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, onde é idealizadora da Zumbiteca, iniciativa que, segundo ela, trabalha o empoderamento negro por meio da Literatura.
Uma das participantes foi a cozinheira e empreendedora Rebeca Santana, moradora da Vila Joana. “Decidi participar, pois os projetos a que tenho me dedicado estão muito relacionados à fala da Aline. Sou formada em Letras, mas a vida me levou para a Gastronomia e sempre me questionei por que as referências têm que ser sempre europeias ou americanas, deixando de lado os negros, árabes e indígenas. Por isso, refleti sobre essa marginalização e passei a incluir essas referências em meu trabalho, como forma de promover experiências diferentes aos meus clientes e também de preservar determinados rituais”, comentou, muito satisfeita com a participação na palestra.
Também participou do encontro o aposentado Luiz Alberto Carlos, que é morador do Jardim Ana e é formado em gastronomia. “Para mim esta atividade é muito importante, pois muita gente da cidade não conhece a nossa própria história. Vim a convite da Tânia, pois também sou participante do movimento, e minha família sempre esteve associada a este lugar. Foi aqui que passei minha infância e adolescência. Até a festa de casamento da minha irmã foi neste lugar”.


Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
- 
				 31/10/2025 
				
					 ‘Pela Estrada – Canções do Nosso Brasil’, do Coral Municipal, estreia no sábado (08), na Sala Glória Rocha ‘Pela Estrada – Canções do Nosso Brasil’, do Coral Municipal, estreia no sábado (08), na Sala Glória Rocha
- 
				 29/10/2025 
				
					 Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança
- 
				 29/10/2025 
				
					 Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas
- 
				 28/10/2025 
				
					 Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil
Baixe as fotos desta notícia na resolução original


