Novidades e núcleo com músicos jovens marcam a temporada 2022 da Orquestra Sinfônica Municipal

Publicada em 19/08/2022 às 08:30

Em sua 12ª temporada, a Orquestra Municipal traz duas importantes novidades em 2022. Uma delas é a sua nova formação Sinfônica, com a chegada dos grupos de instrumentos de sopro e percussão. Desta forma, o corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) passa, este ano, a ser chamado Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), do qual continua a fazerem parte os instrumentos de corda (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos), existentes desde a sua formação inicial, em 2011.

Outra novidade da temporada, para a composição de instrumentos de todas as famílias, é a criação de um Núcleo de Músicos Bolsistas, composto por 15 integrantes, e que atuam em conjunto com o Núcleo de Músicos Profissionais solistas de Câmara.

“Na contramão da realidade da maior parte dos Municípios do País, a Prefeitura de Jundiaí não só investe em Cultura, como tem aumentado esses investimentos, a exemplo da ampliação da orquestra este ano. Somente para a temporada 2022, por meio da Fundação Casa da Cultura e Esportes, serão investidos nos corpos artísticos municipais mais de R$ 2 milhões, dos quais R$ 1,2 milhão são destinados à Orquestra”, comentou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

Mulher de cabelos longos vermelhos sentada em banco de praça, segurando um violino e sorrindo, com fachada do Complexo Fepasa e árvores ao fundo
Para a jovem Thalita, orquestra é uma oportunidade de trabalho na cidade em que mora

Uma das jovens músicas bolsistas é a violinista Thalita Chaves, de 25 anos, que já possui uma carreira de mais de uma década e a experiência de ter integrado a Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal de São Paulo. “Por meio da Orquestra, a Prefeitura incentiva o trabalho artístico e, no meu caso, dá a oportunidade para que eu desenvolva meu trabalho sem ter que sair da cidade onde eu moro, valorizando também a qualidade do trabalho artístico que é apresentado à população local”.

Outro integrante do Núcleo, Gincarlo Corraini, também de 25 anos, vem de uma família proprietária de loja de instrumentos no Município paulista de Mauá, de onde veio sua inspiração para se dedicar ao trompete. “Soube do edital da OSMJ por meio de amigos e quis aproveitar a oportunidade. Cultura gera muitos bloqueios nas pessoas. Muitas delas ficam assustadas quando digo que recebo salário, que esta é minha profissão. Por isso, na minha opinião, Jundiaí se demonstra uma Prefeitura visionária, pois abre aos jovens um leque de possibilidades e de mundos, e um deles é o da música”.

Além da OSMJ, são corpos artísticos municipais a Cia. Jovem de Dança, a Companhia de Teatro de Jundiaí, o Coral Municipal de Jundiaí (adulto) e os núcleos do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças.

Rapaz jovem de cabelo curto e castanho escuro, tocando um trompete, com fachada do Complexo Fepasa e árvores ao fundo
Segundo Giancarlo, iniciativa da Prefeitura abre portas para jovens músicos

Mais Orquestra
O próximo concerto da OSMJ está marcado para este sábado (20), às 20h, no Teatro Polytheama. No palco junto com o Coral Municipal de Jundiaí, a orquestra apresenta um espetáculo em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, numa ação especial que integra o programa Música & Histórias e a programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2022 da UGC.

Os ingressos gratuitos poderão ser retirados pela plataforma Sympla ou diretamente na bilheteria do Teatro a partir das 10h30 da sexta-feira (19). Cada interessado poderá retirar até dois ingressos. O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Músicos da Orquestra usando roupas pretas e segurando diversos instrumentos, como violinos, violas, violoncelos, flautas, trompetes e clarinetes, em foto posada em frente ao Complexo Fepasa
Cronograma completo de concertos da OSMJ pode ser conferido no site da Cultura

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/19/novidades-e-nucleo-com-musicos-jovens-marcam-a-temporada-2022-da-orquestra-sinfonica-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original