Jundiaí amplia rede de proteção com abrigo emergencial para moradores de rua

Publicada em 20/08/2022 às 09:09

161 pessoas que estavam em situação de rua, em Jundiaí, receberam cama, banho quente, roupas e alimentação em um dos abrigos organizados pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social ( UGADS). A grande procura em razão das baixas temperaturas exigiu a abertura de uma unidade emergencial, no Jardim Ângela, na madrugada de sexta-feira (19) e que retomará o funcionamento na noite deste sábado (20). O local precisou ser ativado após a lotação das 140 vagas disponíveis na estrutura assistencial disponível no município. Para completar o atendimento, os grupos “Os amarelinhos – Centro Espiritual Operários da Verdade” e “Amigos da Sacolinha”, ofertaram o jantar e o café da manhã aos acolhidos.

“A madrugada foi muito fria e a população em situação de rua atendeu ao convite das equipes e aceitou o acolhimento. O abrigo emergencial deve permanecer em atividade ainda nesta noite de sábado, em decorrência da temperatura ainda baixa”, comenta a gestora, Maria Brant.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM:  CECE Jardim Ângela com pessoas dormindo em colchões e cobertas
CECE Jardim Ângela recebe abrigo emergencial para atendimento às pessoas em situação de rua

“O cuidado com a população é essencial para uma cidade desenvolvida como Jundiaí. As pessoas em situação de rua recebem atendimento que não é restrito ao abrigamento. A oferta de cuidado é completa, inclusive, com apoio para a retomada do protagonismo e reinserção no mercado de trabalho e o retorno à sua família”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.


Tayson Garcia Gutierrez, 24 anos, é mineiro de Alfenas. Há quatro meses está em Jundiaí, vivendo nas ruas e recolhendo reciclagem. Esta foi a primeira vez que aceitou o atendimento das equipes da UGADS. “Estou muito feliz. Dormi tranquilo, quentinho e agora vou tomar um café. Eu não jantei, mas quem comeu disse que a marmita estava ótima”, conta o rapaz que há dois anos, por conta da perda da mãe e desilusão, deixou a casa da família, o emprego e a profissão de técnico em segurança eletrônica para ser mochileiro.

De acordo com dados da assessora da UGADS Renata Mangieri, entre a sexta-feira (19) e a madrugada de sábado (20), foram acolhidas 161 pessoas na cidade, sendo 24 no abrigo emergencial montado no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Jardim Ângela. “A maior parte já era conhecida, mas que não aceitava atendimento. Desta vez, conseguimos que eles aceitassem o cuidado. Além desta unidade emergencial, os dois abrigos da rede de atendimento receberam cerca de 50 pessoas cada e a Casa de Passagem, 40”, detalha.

Alimentação

Numa parceria importante entre a sociedade e o poder público, o grupo “Amigos da Sacolinha” disponibilizou o kit de café, composto por pão com frios e um copo de leite com café ou achocolatado, além de uma sacolinha com bolacha e suco para aqueles que passaram a noite no abrigo do Jardim Ângela.

“O trabalho social já é feito há alguns anos e agora temos a oportunidade de fazer de maneira unificada, levando nossa ajuda para as pessoas que precisam, de maneira organizada, para que todos que estejam em situação vulnerável tenham uma alimentação”, comentou Paulo Farias, responsável pelo grupo “Amigos da Sacolinha”. Todos os sábados, o grupo entrega cerca de 250 kits para as pessoas em situação de rua.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Pessoas recebem café da manhã entregue por voluntários de organização Amigos da Sacolinha
Abrigados receberam café da manhã com lanche, leite, café e uma sacola com bolacha e suco oferecido por uma organização

A organização entre as entidades e grupos vem sendo articulada e estimulada pela UGADS para evitar que determinadas áreas recebam doações em excesso, causando desperdício, enquanto outras regiões não sejam contempladas.

Mais fotos do atendimento no Abrigo Emergencial podem ser conferidas no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/20/jundiai-amplia-rede-de-protecao-com-abrigo-emergencial-para-moradores-de-rua/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original