Prefeitura  intensifica combate ao roubo de fios em parceria com a Polícia Civil

Publicada em 20/08/2022 às 14:28

Com o objetivo de combater a receptação de fios, cabos e metais produtos de roubo ou furto por ferros-velhos que atuam de forma irregular na cidade, a Prefeitura de Jundiaí, por meio de ações integradas entre a Guarda Municipal, Fiscalização do Comércio e a Polícia Civil intensifica o cerco aos crimes. Segundo dados da Fiscalização do Comércio, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, 49 comércios foram averiguados, o que significa uma média de 6 comércios averiguados por mês. No ano passado, entre fevereiro a dezembro, o número total foi de 28, o que representa uma média de 2,5 estabelecimentos averiguados mensalmente.

As ações acontecem com a participação de equipes da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), Polícia Civil e agentes de fiscalização do comércio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). Elas visam identificar e acabar com possíveis comércios ilegais de sucata que possam servir como receptação de produtos provenientes de furtos e roubos.

Ações conjuntas são realizadas de maneira multiplataforma para coibir o furto e o roubo de fios entre outros materiais

“A situação está ficando insuportável. Por isso ampliamos para toda a cidade as ações de fiscalização e combate a esses  comércios irregulares, sempre junto com a Guarda e com apoio da Polícia Civil. Jundiaí está investindo pesado em inteligência e tecnologia com a instalação de mais 300 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade e recentemente, o prefeito ampliou o quadro da GM em mais 50 guardas, com o objetivo de entregar à população uma cidade com maior sensação de segurança”, comentou o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

O gestor também lembra da ação realizada, na última semana, em pensões, com foco na identificação de possíveis crimes como tráfico de drogas e prostituição. A população pode ajudar denunciando os  delitos pelos telefones 153 ou 4492-9060.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Guarda municipal com uniforme azul observa material em local de armazenagem de material reciclado
Operação conjunta tem por objetivo reduzir comércios irregulares que podem ser receptadores de material produto de furto ou roubo

Ação

Na manhã de sexta-feira (19) uma nova etapa da Operação Ferro-Velho foi realizada na região do bairro do Retiro e do Jardim São Camilo, com o objetivo de fiscalizar comércios de sucatas. O saldo final foi de seis estabelecimentos visitados, sendo cinco deles multados por descumprimento de notificação e fechados. Os valores aplicados foram de R$ 2.007,60 para quatro comércios. O outro foi multado em R$ 4.015,20, por reincidência.

“Estamos acompanhando esta ação integrada que vem ocorrendo sistematicamente. Além de mantermos a integridade física dos agentes durante as fiscalizações, fazemos buscas de mercadorias de procedência duvidosa ou ilícitas”, comenta a subinspetora da Guarda Municipal de Jundiaí, Valéria Lorenti.

“Sempre importante lembrar que receptação também é crime, por isso realizaremos novas ações com o intuito de coibir essa prática em nossa cidade”, completou o comandante da GMJ, Benedito Marco Moreno.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/20/prefeitura-intensifica-combate-ao-roubo-de-fios-em-parceria-com-a-policia-civil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original