Em Jundiaí, alimentação das crianças tem foco na saúde

Publicada em 21/08/2022 às 08:00

Em uma rotina cada vez mais acelerada, o consumo de alimentos industrializados e de fácil preparo ganhou espaço no cardápio de todos, inclusive das crianças. Na contramão da situação, os meninos e as meninas das escolas municipais de Jundiaí, inseridos no Programa Escola Inovadora, participam do Projeto Inova na Horta e são estimulados desde cedo ao consumo de alimentos saudáveis, pensando no presente e no futuro.

A Sophia dos Santos Carneiro, por exemplo, tem 6 anos e confessou que ama comer tomate: “Gosto também de brócolis e uma folha roxinha que aprendi a comer na escola”, disse a garota, referindo-se à vinagreira, uma PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

A diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição da rede pública, Maria Angela Delgado, afirma que o estímulo aos bons hábitos alimentares com certeza vai causar impactos positivos no futuro. “Quanto melhor nutrida a criança e quanto antes isso começar, melhor ela vai se desenvolver”, afirmou. Além disso, as chances de surgirem doenças também diminuem com uma boa alimentação. “Existem estudos mostrando que o consumo de alimentos ricos em compostos bioativos podem silenciar genes relacionados a doenças como obesidade, diabetes e até doenças autoimunes”, finalizou. Vale dizer que, atualmente, Jundiaí tem cerca de 17 mil pessoas com diabetes na rede municipal de saúde.

Tomates plantados na horta da escola são cultivados pelas crianças: conhecimento estimula o interesse em saborear

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e sempre vamos ter como foco trabalhar para garantir o desenvolvimento delas. Os estímulos a uma alimentação saudável é um importante passo a ser dado agora, pois geram efeitos positivos a médio e longo prazo”, argumentou o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Desafio

A professora Roberta Vasconcelos de Oliveira, que leciona na EMEB Maria Aparecida de Souza Almeida Ramos, revelou que no início do ano letivo, muitas crianças afirmaram não gostar de nenhuma hortaliça. Porém, a realidade mudou ao longo dos meses. “O projeto Inova na Horta, que estimula a exploração das crianças na horta e lhes dá a possibilidade de plantar, entender o processo de crescimento e colheita das hortaliças, deixou-as mais interessados em experimentar novos sabores”, contou.

Prova disso é a Isabelly Moura de Rosa, de 6 anos. “Eu gosto muito de tomar chá de hortelã, quero tomar todos os dias”, contou a pequena, que descobriu a planta após plantar e colher na escola.

Crianças aprendem sobre alimentação saudável na horta da própria escola

“A obesidade infantil é também tema importante do Programa Escola Inovadora. Hábitos saudáveis e cuidados com a terra são vivências significativas dentro do currículo jundiaiense. Garantir que haja uma integração permanente entre as plataformas de saúde, esporte e educação, também revela a inovação nos percursos de saúde, aprendizagem e bem-estar dos meninos e meninas de Jundiaí”, ressaltou a gestora de Educação, Vastí Ferreira Marques.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/21/em-jundiai-alimentacao-das-criancas-tem-foco-na-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original