“Ruas de Brincar” agita a criançada do bairro Novo Horizonte

Publicada em 21/08/2022 às 18:08

Correria, amarelinha, bolas, cordas, bambolês, crianças na rua e muita diversão. Essa foi a tônica do “Ruas de Brincar”, ação promovida pela Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a Rede Urban95, o Ateliê Navio e a Cidade Ativa, que aconteceu na rua Roque Marcelino, no bairro Novo Horizonte, neste domingo (21).

No meio da bagunça, Yasmin, de 8 anos, era uma das mais empolgadas. A menina corria, pulava e se divertia. Ao lado, a mãe Tatiane Carvalho dos Santos, de 38 anos, não escondeu a alegria de ver a filha vivenciando esse momento. “Essas ações são muito importantes para que as crianças brinquem uma com as outras, como nós brincávamos na rua antigamente”, comentou. Em uma rápida parada para conversa, Yasmin contou estar aproveitando muito o momento: “Está sendo muito legal brincar aqui com os meus amigos”, disse a menina, antes de correr novamente junto da turma.

Quem teve uma importante participação para que o “Ruas de Brincar” estivesse no Novo Horizonte no domingo foi a educadora Silvana Amaral, de 43 anos. “Fiz a solicitação para a Prefeitura, com o aval dos moradores da rua, com a intenção de trazer um momento de lazer para as nossas crianças. Acho muito importante fazer o resgate de brincadeiras antigas, colocar as crianças para se movimentarem e tirá-las um pouco das telas”.

O Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças UGC, Ricardo Cantamessa, compartilha da ideia dos moradores de colocar as crianças na rua para que elas possam se divertir tendo contato uma com as outras para além do mundo virtual: “A intenção foi trazer um pouco mais das experiências da Fábrica das Infâncias nos bairros, pois nem todos conseguem ir até lá. Com isso, vamos fazendo que as ruas sejam ocupadas também por pessoas, principalmente pelos nossos pequenos”.

Várias crianças preparam-se para pular e correr na rua Roque Marcelino

A diretora do Ateliê Navio, Ursula Trancoso, salientou a importância de levar aos bairros a oportunidade de brincar na rua. “Precisamos fomentar maneiras de as crianças brincarem ao ar livre, pois essa prática tem se tornado cada vez menos comum hoje em dia”, disse.

“Essa ação integra uma das nove atividades propostas pela programação do “BrincAR LIVRE”. Vemos como fundamental para a nossa cidade que as ruas e espaços ao ar livre sejam ocupados pelas crianças e seus cuidadores. Além disso, como Cidade da Criança, Jundiaí prepara uma série de outras atividades voltadas ao desenvolvimento dos meninos e meninas do município”, explicou o Gestor de Cultura e um dos interlocutores do programa municipal Cidade das Crianças, Marcelo Peroni.

FAÇA PARTE

Para levar a ação ao bairro, o munícipe precisa fazer um abaixo-assinado com 75% de aprovação da rua. A seguir, é necessário fazer a solicitação à Prefeitura, para que seja feita a avaliação da viabilidade da realização do “Ruas de Brincar” no local solicitado.

Mais fotos podem ser conferidas no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/21/ruas-de-brincar-agita-a-criancada-do-bairro-novo-horizonte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original