Jundiaí Empreendedora nas Comunidades fomenta o sonho de empreender no Novo Horizonte

Publicada em 22/08/2022 às 15:11

O sonho de empreender levou Adelaia Reis, de 36 anos, nesta segunda-feira cedo até a Casa da Fonte, no Novo Horizonte, onde acontecem as aulas de costureira, de ajustes e reforma de roupas. A aula faz parte das capacitações do projeto Jundiaí Empreendedora nas Comunidades e do Programa de Desenvolvimento Local (PDL).

A iniciativa tem como foco realizar a inclusão produtiva e geração de renda para os alunos. Trata-se de uma parceria da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, e Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) com o Sebrae e Senai partir do PDL. Assim como outras instituições da região, a Casa da Fonte é apoiadora da proposta e cedeu o espaço para o curso.

Adelaia Reis tem o sonho de empreender com a mãe

“Eu já costuro em casa e me inscrevi no curso afim de aprimorar a técnica e também ter uma renda extra. Quero muito empreender e este tipo de ação com aulas de gestão e depois a aula técnica é um incentivo para mim”, explica ela, que foi acompanhada ao curso pela mãe, Maria Aparecida da Silva, de 73 anos. “Ela vai ser minha sócia e vamos fazer a aposentadoria dela empreendendo”, explica Adelaia.

O mesmo objetivo tem Antonina Verônica Terezinha. Ela já possui um ateliê e foi atrás do curso para se especializar. “O curso dá a direção onde eu devo ir. Será um diferencial e um incentivo para mim”, afirma.

Para a professora Alzira de Oliveira as aulas são importantes para as alunas. “Além de fazerem elas saírem de casa, é a oportunidade de terem um negócio próprio. Elas estão animadas em empreender e fico feliz em ajudar no sonho delas.”

Curso acontece na Casa da Fonte, no Novo Horizonte

A pedagoga da Casa da Fonte, Rosana Biogiotto, afirmou que iniciativas como essas são bem vindas. “É a oportunidade delas empreenderem aprendendo algo perto de casa. As aulas acontecendo na região que elas moram é um incentivo a mais. Todas estão muito empolgadas com a oportunidade”, afirma.

“A ideia é levar conhecimento e fomentar o empreendedorismo nos bairros, sem que os alunos precisem se deslocar até o Centro para as capacitações. Ou seja, qualificar as pessoas para a geração de renda”, afirmou José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças.

“O Jundiaí Empreendedora é referência no Estado de São Paulo e tem números expressivos. Agora, com a ajuda das entidades, estamos levando o Programa até os bairros com foco no emprego, renda e capacitação”, esclareceu o gestor da UGDECT, Cristiano Lopes.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/22/jundiai-empreendedora-nas-comunidades-fomenta-o-sonho-de-empreender-no-novo-horizonte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original