Operação Noites Frias totaliza mais de 400 acolhimentos durante o fim de semana de temperaturas baixas

Publicada em 22/08/2022 às 18:28

Somente nas noites da última sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21), a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizou, por meio da Operação Noites Frias, mais de 430 acolhimentos (vagas) de pessoas em situação de rua.

“A Operação é realizada sempre que a previsão indica temperaturas inferiores a 13°C e consiste no aumento de equipes nas ruas realizando as buscas ativas e atendendo a chamados, que podem ser feitos a qualquer hora do dia e da noite, pelo telefone (11) 98531-0146, do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS)”, explicou a gestora da UGADS, Maria Brant.

Além do pernoite nos abrigos da rede municipal, a UGADS ampliou a rede de proteção com a reabertura – nas madrugadas de sábado e domingo – do abrigo emergencial, no Complexo Esportivo Jardim Ângela, localizado na vila Aparecida. Para a abertura do abrigo, a UGADS contou com a participação dos grupos “Os amarelinhos – Centro Espiritual Operários da Verdade”, “Grupo Oásis” e “Amigos da Sacolinha”, que contribuíram com as refeições. Ainda segundo Maria, “esta parceria foi fundamental para o sucesso da operação”.

Abrigo emergencial foi aberto na noite da sexta e seguiu até a madrugada do domingo

Somente este ano, a Operação já foi acionada por 61 vezes, em noites descontínuas, totalizando mais de quatro mil abordagens nas ruas e mais de 2.800 pernoites (acolhimentos).

A assessora da UGADS Renata Mangieri explica que a Operação deve seguir até, pelo menos, esta terça-feira (23). “Na última madrugada já não foi mais necessária a abertura do abrigo emergencial, uma vez que as vagas expandidas nos abrigos municipais deram conta da demanda. No entanto, a Operação segue até pelo menos mais duas noites, com a participação também das equipes do Centro Pop junto com as do SEAS nas ruas, realizando as buscas-ativas e atendendo a chamados”, comentou.

Durante a Operação, além de participar com equipe nas ruas, o Centro Pop (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro) antecipa, ao longo do dia, os fluxos de quem aceita o acolhimento para os abrigos disponíveis. Além do pernoite, são oferecidos também alimentação, roupa, cuidados com a higiene e atendimento técnico, além do acolhimento dos animais de estimação que acompanham.

Para quem recusa o acolhimento, as equipes fornecem cobertores para a proteção contra o frio. Durante a Operação este ano já foram fornecidos mais de 1.200 cobertores, além de gorros, luvas, meias e água.

Equipes do SEAS e Centro Pop intensificam as abordagens nas rua para oferta de atendimento técnico e acolhimento

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/22/operacao-noites-frias-totaliza-mais-de-400-acolhimentos-durante-o-fim-de-semana-de-temperaturas-baixas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original