Agosto Dourado: profissionais da saúde são atualizados sobre freios orais

Publicada em 23/08/2022 às 17:54

A programação do Agosto Dourado contou nesta terça-feira (23) com uma atividade voltada aos profissionais da saúde. Com o tema “Freios Orais” foi realizada uma roda de conversas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada das Vinhas.

A odontóloga Gerusa Moura, que também é articuladora regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, atualizou os profissionais para que atuem de maneira efetiva pró-amamentação.

“Estamos, principalmente neste mês, trabalhando com vários temas e em várias frentes para mostrar os benefícios e incentivar o aleitamento materno. Dentro deste contexto, a programação inclui os profissionais que poderão auxiliar os cuidadores, especialmente as mães. O freio lingual alterado, pode atrapalhar a língua do bebê a realizar a sucção durante a amamentação e muitas vezes só é descoberto duas ou três semanas após o nascimento. É importante falarmos sobre esse tema para prevenir o desmame precoce”, destacou.

Os profissionais poderão auxiliar principalmente as mães

A especialista explicou que um bebê com essa alteração, além de fazer a pega incorreta na amamentação e provocar fissura mamária, o que pode levar ao desmame precoce, tende a ficar com a boca entreaberta ao fazer respiração oral. Quando maior, a criança ainda fica com dificuldade para engolir, distorção no som e tem prejuízos na aprendizagem e no desenvolvimento motor. “O teste da linguinha é preconizado. Contudo, é fundamental que os profissionais fiquem atentos. Com um exame simples, é possível identificar”, acrescentou.

Até o final do mês, mais ações serão desenvolvidas pela Prefeitura para incentivar as boas práticas para a Infância e a amamentação. Confira a programação no site do evento.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/23/agosto-dourado-profissionais-da-saude-sao-atualizados-sobre-freios-orais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original