Vinheta especial preparada pela Orquestra e Cia. Jovem de Dança abre as atrações do Mês do Patrimônio 2022

Publicada em 23/08/2022 às 10:22

Assim como no ano passado, as atrações do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2022 também contam, para a abertura de suas atividades presenciais, on-line e híbridas, com vinheta especial produzida pela Cia. Jovem de Dança. Novamente em um passeio por pontos importantes da cidade, a vinheta desta vez tem ainda a participação dos músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), outro corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Ao som de composição de Felipe Gadioli da OSMJ, os bailarinos e músicos fazem um verdadeiro passeio por Jundiaí, percorrendo ruas do Centro Histórico – como a Senador Fonseca e do Rosário –  e os grafites da recentemente revitalizada Galeria de Arte Pública G9, na avenida Nove de Julho, chegando até o famoso ginásio do Bolão, cuja foto ilustra a identidade visual da programação do Mês este ano, com o projeto de 1951 do arquiteto e ex-prefeito Vasco Antonio Venchiarutti.

Assista ao vídeo:

“No começo deste ano, a Cia. Jovem de Dança recebeu o importante prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), na categoria “Projeto, Programa, Difusão e Memória”, exatamente pelas coreografias produzidas para a programação do Mês do Patrimônio do ano passado. E este ano, com a mesma qualidade técnica e em um novo passeio pela cidade, os bailarinos contam com a participação dos músicos da Orquestra para uma nova vinheta, que promete repetir o sucesso de apreciação do público e da crítica como no ano passado”, comentou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

ASSISTA ÀS VINHETAS DA PROGRAMAÇÃO DE 2021

Segundo o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, Elizeu Marcos Franco, o trabalho produzido vai ao encontro do tema desta edição. “Este ano, um dos temas da programação é o Patrimônio na Modernidade e, por isso, a proposta que passamos aos nossos corpos artísticos era que o trabalho compusesse transições de espaços antigos e modernos, culminando no Bolão, um dos ícones da arquitetura moderna da nossa cidade”.

Para o diretor artístico da Cia. Jovem de Dança, Alex Soares, responsável pela direção da coreografia e do vídeo, proposta está alinhada com o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela companhia. “A partir da ideia proposta pelo Elizeu e da composição do Felipe, aceitamos o desafio de produzir esta vinheta curta, mas com síntese e impacto, e que fizesse uma conexão com as fachadas, mas com movimento, algo sempre presente nos trabalhos desenvolvidos pela companhia. Foi um grande desafio, mas desafio é algo que sempre gostamos de enfrentar”, brincou.

Jovens da Orquestra Municipal tocando instrumentos e jovens bailarinos da Cia. de Dança dançando, com uma delas sendo elevada por dois de seus colegas, em frente ao ginásio do Bolão
Bailarinos e músicos percorrem espaços conhecidos da cidade, finalizando o vídeo em frente ao Bolão

A regente e diretora artística da OSMJ, a maestrina Claudia Feres, explica o processo de composição do trabalho. “A pedido do Elizeu, que concebeu esta ideia, os jovens músicos que compõem o Núcleo de Bolsistas da Orquestra participaram com os bailarinos deste vídeo pelas fachadas de Jundiaí. Com a produção do Alex Soares, a composição da vinheta é também de um dos nossos bolsistas, o Felipe Gadioli, que também aparece no vídeo”.

Fazem participação especial na vinheta os bailarinos Bia do Bem, Fabiana Vintem, Isabela Ivanov, Maik Soares, Marcio Vitorino e Victória Cavalcanti, além do assistente de ensaio Samuel Kavalerski, e os músicos Felipe Ferreira (trompa), Giovanni Melo (viola), Igor de Castro (flauta), Thaísa Gomes (clarinete) e Thalita Chaves (violino), além de Felipe Gadioli e também Michele Masaro (piano), como música convidada.

A programação completa do Mês do Patrimônio pode ser conferida no site.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/23/vinheta-especial-preparada-pela-orquestra-e-cia-jovem-de-danca-abre-as-atracoes-do-mes-do-patrimonio-2022/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original