Biblioteca tem lançamento de livro, contação de história e palestra com oficina sobre Ranking Ecológico

Publicada em 24/08/2022 às 14:35

Foi o tempo que Biblioteca era só um local para estudos e pesquisas…
Agora, as bibliotecas tornaram-se espaços para promover e receber ações culturais das mais diferentes linguagens, pelo menos aqui em Jundiaí tem sido assim, desde que a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), assumiu a direção da Biblioteca Nelson Foot (BNF), no início deste ano.

Acervo da BNRF sempre tem lançamentos

Apresentações de teatro, circo, dança, exposições, audições musicais, leituras mediadas, palestras, contações de histórias têm acontecido nos espaços da BN, para públicos das mais diferentes idades.
Para o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, a Biblioteca é um equipamento fantástico. Seus espaços adaptados, seu acervo com títulos para as pesquisas ou para leitura, atraem diariamente não apenas os moradores e estudantes de Jundiaí. Ela atende a toda nossa região. Assim, precisamos deixá-la cada vez mais dinâmica e prestando serviço de excelência”, observou.

Segundo Peroni o livro e a literatura continuam sendo o objeto principal da Biblioteca, mas com outras artes convivendo e dialogando naquele espaço. “Queremos que a população de maneira geral se aproprie também daquele espaço cultural e se aproxime dos artistas locais e que conheçam as excelentes produções que temos em Jundiaí e região”.

Programação

Nesta semana, a programação da BNF contará com o lançamento do livro, “Chamadas para Curar – Pérolas que nasceram da dor”, da Editora Akra . O livro reúne histórias de superação e cura de 15 mulheres, sendo que duas são de Jundiaí: Adriana Schiassi e Érica Ramiro Silva, daí a ideia de lançá-lo aqui em Jundiaí. O lançamento acontece na sexta-feira (26), às 19h, com entrada gratuita. Na oportunidade estarão autografando o livro, as duas representantes de Jundiaí e Maria Flores, de Campinas.

Já no sábado (27), às 9h30 uma palestra seguida de oficina sobre o tema “Ranking Ecológico Familiar”, com Carlos Pedro Staudt, Engenheiro pós-graduado em gestão ambiental, que atua como Gestor de Sustentabilidade e Inovação pela Ecosfera 21.

No encontro aberto a todos os interessados, Staudt aborda o nosso modo de vida que já exige mais de 50% da capacidade de renovação dos ecossistemas terrestres, mostrando que nesse ritmo, em pouco tempo, serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades cotidianas de água, energia, habitação, bens de consumo, vestuário e alimentos. Para reverter essa situação será necessária uma mudança do padrão de consumo de boa parte da população mundial.

A palavra de ordem é o consumo consciente e responsável. Isso exige mudanças de hábito, comportamento e estilo de vida. A proposta do evento é engajar as famílias por meio do conhecimento a uma ação de percepção mais apurada dos seus atos de consumo, registrar isso em números numa planilha para então iniciar uma reação criativa e ecológica em seus lares.

Para a oficina que acontece na sequência da palestra, os participantes devem estar de posse de uma conta de energia elétrica e uma de água recentes para que possam entender os mecanismos que podem reduzir os gastos mensais, e duas embalagens para reciclagem podendo ser de vidro, plástico, papelão e metal. Esse material reciclável será utilizado na oficina de compostagem, com o palestrante fornecendo amostra do composto orgânico e do biofertilizante produzidos em composteiras.

Luiza Bitencourt apresenta-se neste sábado na BNF

E encerrando as atividades, da semana na BNF, às 11h, no sábado (27), Luiza Bitencourt apresenta o espetáculo literário que traz ao público infantil histórias onde os animais são os personagens principais, colocando a criançada e toda a família para “filozôôfar!” São histórias onde os protagonistas, sempre animaizinhos, estão em busca de sonhos e superações. Histórias onde valores como a perseverança, a amizade, a coragem, o respeito e a união são reforçados. Este espetáculo é uma caixinha de surpresas e a entrada é gratuita.

A Biblioteca Nelson Foot está localizada na avenida dr. Cavalcanti, 396, dentro do Complexo Argos. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527- 2110 ou pelo e-mail biblioteca@jundiai.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ/Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/24/biblioteca-tem-lancamento-de-livro-contacao-de-historia-e-palestra-com-oficina-sobre-ranking-ecologico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original