Visita guiada do Mês do Patrimônio leva interessados para um passeio pelo Complexo Fepasa

Publicada em 25/08/2022 às 12:08

A programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2022 trouxe como atividade para essa quarta-feira (24) um passeio guiado pelo Complexo Fepasa, com destaque para as iniciativas de restauros previstas pelo Plano Diretor para uso do espaço e aprovados pelos órgãos de proteção.

A atividade foi conduzida pelo diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura, Elizeu Marcos Franco. Com explicações em geral sobre como funcionam os processos de proteção e tombamentos, além de um panorama sobre a História da Cia. Paulista e a ferrovia no interior paulista, os cerca de 30 visitantes conheceram diversos ambientes e conferiram fotos, plantas e projetos das intervenções previstas e em andamento no local.

“Esta é uma ótima oportunidade para falar sobre as intervenções previstas para o Complexo Fepasa, que permitirão um aproveitamento muito maior do que já temos instalado, mas que também dão a dimensão de onde ainda vamos chegar. É importante destacar que os projetos apresentados estão em consonância com o Plano Diretor para o local, aprovado pelos órgãos de preservação das esferas municipal, estadual e federal, como é o caso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As antigas oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro são o único patrimônio cultural de Jundiaí tombado em nível federal, são expressão da modernidade a seu tempo e que procuramos celebrar este ano como tema do Mês. Não poderíamos deixar de fora da programação um bem cultural de tamanha envergadura, não só histórica mas também potencial para o desenvolvimento de Jundiaí e região”, explicou Elizeu.

Grupo de pessoas posicionadas em formato circular em ambiente do Complexo Fepasa, onde há trilhos no chão
Grupo percorreu diversos pontos do Complexo, começando pela recepção do administrativo da UGC

Entre os participantes inscritos para a atividade estiveram os alunos de Gestão de Patrimônio, disciplina lecionada pela professora mestra Adriana Ballerini, no curso superior de Tecnologia em Eventos, na Fatec Jundiaí.

“Este é um momento muito importante para eles, para que vejam na prática o que já aprenderam na teoria e para que tenham melhor dimensão sobre o local onde estudam. É fundamental que o gestor de eventos entenda do tema, tanto para promover um patrimônio em seus eventos, fomentar a sua preservação e também divulgá-lo nos eventos que realizarão”, comentou Adriana, que é também representante da faculdade no Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac).

Uma das alunas participantes foi Cristina José, que reside em Itupeva. “Hoje eu frequento diariamente o Complexo Fepasa, mas antes da faculdade eu só tinha vindo aqui para ir ao Poupatempo. E eu acho muito curioso que, mesmo com a importância da ferrovia, as pessoas ainda confundam esse lugar enorme como se só tivesse aqui o Poupatempo. A própria Fatec, primeira faculdade pública da região está aqui há 20 anos e mesmo assim as pessoas acham que aqui só tem o Poupatempo”.

A programação completa bem como os vídeos das atrações com transmissão pela internet podem ser conferidos no site do Mês do Patrimônio.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/25/visita-guiada-do-mes-do-patrimonio-leva-interessados-para-um-passeio-pelo-complexo-fepasa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original