Agenda Cultural: Confira a programação do final de semana na cidade

Publicada em 26/08/2022 às 15:19

Histórias contadas com origamis, oficina de musicalização infantil, contação de história, projeto “Cultura nos Bairros”, chegando na Vila Hortolândia, música de câmara para quem gosta de concertos, ou apresentação musical com “Amazing Tenors”, ou visitar uma exposição ou simplesmente sentar-se as sombras das árvores dos jardins do prédio centenário do Solar do Barão e ouvir o canto dos pássaros na área central da cidade!

Tudo isso é possível em Jundiaí neste final de semana. Só fica em casa quem quer! Acompanhe a programação do final de semana que a Unidade de Gestão de Cultura elaborou:

Cultura nos Bairros

O complexo esportivo Aramis Polli, no bairro da Vila Hortolândia, recebe neste domingo (28), das 10h às 13h, a ação “Cultura nos Bairros” resultado de parceria das Unidades de Gestão de Cultura (UGC), Esporte e Lazer (UGEL) e Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).

A programação começa logo às 10h, com a apresentação da Cia. Contando com Encanto, com a contação de história “A centopeia que sonhava”. Dona centopeia é muito sonhadora… quem, não é? As vezes sonhamos em poder voar, nadar como um peixe, cantar como um rouxinol. A dona centopeia também, mas ela com toda sua limitação tendo cem patinhas, conseguiu…como? Amigos, eles são muito importantes na nossa vida e foi assim que ela conseguiu

Na sequência, às 10h40, Mayara Manga apresenta o espetáculo musical “Tia May e convidados Musicais”, reunindo sucessos de música infantil para que crianças e adultos possam cantar e dançar durante o show, interagindo com os músicos e transformando a apresentação em uma grande festa.

Das 11h às 13h, no espaço ao lado da quadra esportiva, o público infantil poderá participar de diversas atividades lúdicas e divertidas com a equipe da Brincadeiras Amorah que chega resgatando as brincadeiras da cultura popular brasileira, jogos e cantigas.

“Os sons da África que ecoam no Brasil” é a proposta do show musical, com Renato Vianna Trio, que acontecerá das 12h às 13h. Acompanhado dos músicos Gustavo Gramolelo (bateria) e Décio Scalle (cavaquinho e violão), Renato Vianna (voz e teclado) apresentará um repertório variado de canções da MPB onde a forte influência africana está presente.

Além das atrações culturais, o público ainda vai encontrar no centro esportivo Aramis, as delícias gastronômicas que estarão por conta dos permissionários do Varejão Noturno e o artesanato com os artistas do programa “Jundiaí feito à mão”.

O complexo esportivo Aramis Polli está localizado na rua Dr. Benedito de Godoi Ferraz, 508 – Vila Hortolândia. A entrada é gratuita.

“Tarcilas – Mulheres na Arte”, exposição no Complexo Fepasa

Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro). Informações: 4589-6800
No Complexo o público poderá visitar a exposição “Tarcilas – Mulheres na Arte”, reunindo obras de 10 mulheres artistas visuais – grafiteiras, ilustradoras, pintoras de parede e tela – descentralizadas, de Jundiaí, resultado de um projeto realizado de janeiro a março de 2021, com o apoio da UGC e viabilizado pelo Programa de Ação Cultural – ProAc – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A curadoria é da artista Gislaine Silva (Gi Real), com colaboração das artistas Paula Pimenta e Andréa Mendes, do Coletivo PretaAção. Em exposição as obras das artistas: Beatriz Pastorini, Daniela Shirozono, Flávia Prexede, Gabriela Santos de Matos, Marina Germano, Patrícia Haruno, Tânia Manacero, Thayara Magalhães, Valéria Balbin e Viviane Lima.

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens), entrada gratuita e aberta no sábado das 9h às 13h. Mais informações 4527.2110.
Nesta semana, a programação da BNF contará com o lançamento do livro, “Chamadas para Curar – Pérolas que nasceram da dor”, da Editora Akra . O livro reúne histórias de superação e cura de 15 mulheres, sendo que duas são de Jundiaí: Adriana Schiassi e Érica Ramiro Silva, daí a ideia de lançá-lo aqui em Jundiaí. O lançamento acontece na sexta-feira (26), às 19h, com entrada gratuita. Na oportunidade estarão autografando o livro, as duas representantes de Jundiaí e Maria Flores, de Campinas.

Biblioteca sempre um bom programa em Jundiaí. Além do acervo variado apresentações culturais movimentam o espaço

Já no sábado (27), às 9h30 uma palestra seguida de oficina sobre o tema “Ranking Ecológico Familiar”, com Carlos Pedro Staudt, Engenheiro pós-graduado em gestão ambiental, que atua como Gestor de Sustentabilidade e Inovação pela Ecosfera 21.
Para a oficina que acontece na sequência da palestra, os participantes devem estar de posse de uma conta de energia elétrica e uma de água recentes para que possam entender os mecanismos que podem reduzir os gastos mensais, e duas embalagens para reciclagem podendo ser de vidro, plástico, papelão e metal. Esse material reciclável será utilizado na oficina de compostagem, com o palestrante fornecendo amostra do composto orgânico e do biofertilizante produzidos em composteiras.

Na Biblioteca a apresentação de Luiza Bittencourt para encantar a garotada

E encerrando as atividades, da semana na BNF, às 11h, no sábado (27), Luiza Bitencourt apresenta o espetáculo literário que traz ao público infantil histórias onde os animais são os personagens principais, colocando a criançada e toda a família para filozôôfar! São histórias onde os protagonistas, sempre animaizinhos, estão em busca de sonhos e superações. Histórias onde valores como a perseverança, a amizade, a coragem, o respeito e a união são reforçados. Este espetáculo é uma caixinha de surpresas e a entrada é gratuita.

No Espaço Sonia Cintra, a exposição “Corinthians Jundiahyense”, onde o visitante vai encontrar, fotos, jornais da época, troféus, resultado do trabalho de resgate e pesquisa do jundiaiense apaixonado por futebol, José Roberto Fornazza.

E na Galeria Jundiaí a exposição “Na Pele da Negra através do Olhos”, uma captura que retrata diversos sentimentos vivido no cotidiano da Mulher Negra, com o objetivo de homenagear e ressaltar a cultura afro brasileira. Participam da mostra as artistas: Beatriz Pastorino, Bella Tozini, Letícia Alves, Paty Miranda, Rosângela Arregolão, Silvia Almeida, Stela Carolina, Thais Legal e Vanessa Sanches.

Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens).
No sábado (27), a partir das 10h30, crianças de 04 a 10 anos podem participar gratuitamente da apresentação de Irene Mitsue Tanabe, com “Histórias contadas com origamis – cultura popular” – os origamis dão vida às narrativas e faz com que o ouvinte veja os personagens das histórias se materializando em sua frente. O origami é encantador e prende a atenção da plateia. O uso de recursos auxiliares é muito útil para conseguir a atenção do público, pois colaboram com a sua graça e colorido.

A arte do origami em destaque nas histórias de Irene Tanabe

No domingo (28), também às 10h30, Karen Comandulli comanda a Oficina de Musicalização Infantil para crianças de 04 a 11 anos. A oficina tem por objetivo estimular o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, por meio de atividades lúdicas musicais.


Com canções e atividades específicas para crianças na primeira infância, a oficina oferecerá aos participantes momentos de lazer e interação social, despertando os sentidos da criança para a percepção musical e para o mundo que se apresenta ao seu redor. Mais informações 4521-0971.


Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762, Centro). Os jardins do Solar estarão abertos para visitação no sábado e domingo (20 e 21), das 10h às 17h e a entrada é gratuita. Na oportunidade, poderão conferir nos jardins as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.
Já as salas que compõem o Museu permanecem fechadas pois estão sendo preparadas para uma nova exposição a ser aberta ao público nos próximos dias. O Museu funciona de terça a domingo, sempre das 10 às 17h. Mais informações 4521.6259.

Os jardins do Solar são um oásis na área central da cidade

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109, Centro). Aberta sábado e domingo das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações 4568-2326.
As exposições “Além do Visível”, da artista Mariana Morishita e “ Patrimônio em Xeque#”, de Isabela Moreno, ambos projetos selecionados pelo edital lançado pela Fundação Casa da Cultura, para a temporada 2022 de Artes Visuais da IV Expoartes no Centro Jundiaiense de Cultura, podem ser visitadas pelo público.
“Além do Visível”, segundo sua idealizadora é uma narrativa que poderia ser contada em um desenho ou texto, mas a linguagem escolhida é a Fotografia. Pois, fotografar possui a instantaneidade e imediatismo característicos da sociedade contemporânea.
Já “Patrimônio em Xeque#” mostra o barro transmutado pelas impressões de Isabela Moreno, artista e pesquisadora que recolheu em solo pernambucano matéria fértil para criação poética e científica. Na mostra, a artista saúda a trajetória e a obra de protagonistas de sua trajetória e a obra de protagonistas de suas investigações acadêmicas, Mestras e Mestres detentores do saber-fazer da arte cerâmica do município de Tracunhaém (PE).
O visitante poderá conhecer também as obras dos artistas Diógenes Duarte Paes (patrono da Pinacoteca), com suas famosas aquarelas e também, as obras dos consagrados artistas Elvio Santiago e Inos Corradin, que compõem o acervo permanente da Pinacoteca.

Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro). Mais informações no 4586-2472.
A agenda do teatro está completa neste final de semana: Sexta(26), sábado(27) e domingo(28). Na sexta, a partir das 20 horas, apresentação do espetáculo teatral “ Quando eu for mãe quero amar desse jeito”, onde o destaque fica para Vera Fischer, na companhia de Letícia Maciel e Mouhamed Harfouch. Uma comédia, com classificação para 12 anos. Ingressos na bilheteria do teatro e na plataforma Sympla. Valor do ingresso: 100 reais.

No sábado, Concerto Astra – Finamax traz o “Duo Gabriela Pace e Ricardo Balestero”, a partir das 20h, com Música de Câmara, com classificação a patir de sete anos. Ingressos na bilheteria do teatro e na plataforma Sympla. Valor do ingresso: 100 reais.

E no domingo (28), às 19h a apresentação musical do show “Amazing Tenors”, com classificação livre. Ingressos na bilheteria do teatro e na plataforma Sympla. Valor do ingresso: Plateia, Frisa e Camarote R$180 / Arquibancada R$140.


Galeria de Artes Fernanda Milani (anexa) ao teatro Polytheama: Sendo preparada para a abertura da exposição “Ferida Aberta”, do artista plástico Tiago Arlindo, que acontece na segunda-feira, dia 29, às 19h, com entrada gratuita e podendo ser visitada até 27 de setembro, sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados das 10h às 13h.


Pracinha da Cultura do Vista Alegre – antigo CEU das Artes (rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110). Mais informações 4521-6193.
Nesta sexta-feira (26), tem sessão de cinema do projeto Super Tela, a partir das 19h, com entrada gratuita. O filme desta semana é “A Caminho da Lua”. A entrada é por ordem de chegada e são 40 lugares.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/26/agenda-cultural-confira-a-programacao-do-final-de-semana-na-cidade-2/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original