Defesa Civil alerta para secura do ar antes de nova queda na temperatura

Publicada em 26/08/2022 às 17:45

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta nesta sexta-feira (26) informando que, entre segunda-feira (29) e quarta-feira (31), uma frente fria provocará chuva e queda de temperatura, em toda a região de Campinas, da qual Jundiaí faz parte. Mas, antes da chegada da chuva, a região permanece com temperaturas elevadas e ar seco.

Ainda nesta sexta-feira (26), de acordo com o Boletim meteorológico da Defesa Civil de Jundiaí indica uma forte queda na umidade relativa do ar (URA), que chegou aos 29,81%, entrando no Estado de Atenção, muito quente e seco com 28% às 15h. Acima dos 30% de URA ainda é considerado Estado de Observação. Já os ventos ficaram na casa dos 14 km/h, uma Brisa moderada, pela escala de Beaufort.

Para o final de semana, a previsão de tempo é de mínima de 14°C e máxima de 29°C. Já no domingo, a mínima é de 12°C e máxima também de 29°C. Ambos os dias serão ensolarados.

“Na segunda-feira (29) para terça-feira (30) e ainda da terça-feira (30) para a quarta-feira (31), haverá por conta da frente fria uma queda de temperatura e a intensificação da sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem ser bem agasalhados e hidratados”, alerta o coronel João Osório Gimenez Germano, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí. Como há previsão para mínimas de 8°C, ressalta-se a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/26/defesa-civil-alerta-para-secura-do-ar-antes-de-nova-queda-na-temperatura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original