Jundiaí se prepara para receber a 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Publicada em 26/08/2022 às 11:33

Entre os dias 7 e 10 de setembro, Jundiaí receberá a 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). O evento internacional será realizado na ETEC Agrícola Benedito Storani e serão recebidas equipes de todo o Brasil e de outros países como Argentina, Paraguai e Uruguai. A Olimpíada é organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2010.

Nesta semana, o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, se reuniu com Talita Valadares Carvalho, relações públicas da IFSULDEMINAS e membro da comissão organizadora da OBAP para definir alguns detalhes sobre o evento.

Além da disputa entre as Escolas Agrícolas, trata-se de um grande evento científico que estimula o ingresso de jovens do ensino integrado/concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas por meio de pesquisas e inovações em agropecuária e áreas afins. Busca incentivar a participação em atividades de iniciação científica, colocando os estudantes em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre os participantes.

“Além de apoiar o acontecimento da Olimpíada de maneira geral, estamos preparando com empresas parceiras, novas tecnologias em cultivo protegido na Etec que serão utilizadas para visitação nos dias do Evento e também para dia de campo com nossos agricultores”, comenta Isabel Harder, Diretora de Agronegócio de Jundiaí.

A ETEC Agrícola de Jundiaí foi escolhida para sediar o Evento de forma estratégica, pela localização privilegiada próxima a grandes Aeroportos Internacionais (São Paulo e Campinas) para primeira experiência de um Evento Internacional que contará com 20 Equipes de Países da América do Sul, Península Ibérica e África de Língua Portuguesa.

A fase presencial do Evento acontecerá entre 7 e 10 de setembro, com aplicação de provas teóricas e práticas para 70 equipes selecionadas na fase virtual:
• 40 equipes técnico integrado/concomitante mais bem selecionadas na fase virtual;
• 10 equipes técnico subsequente mais bem relacionadas na fase virtual;
• 20 equipes internacionais.

O público estimado para este evento é de aproximadamente de 400 participantes, entre estudantes de Técnico em Agropecuária e Professores destas Escolas nacionais e internacionais.

Ouro em 2021

A equipe jundiaiense composta por alunos do terceiro ano da Escola Técnica Estadual (ETEC) Benedito Storani participou da edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) e voltou com a medalha de ouro após ficar entre as três melhores colocadas na classificação geral do torneio.

Equipe campeã da Olimpíada em 2021 visita o prefeito Luiz Fernando Machado
Equipe campeã em 2021 visitou o prefeito Luiz Fernando Machado

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/26/jundiai-se-prepara-para-receber-a-11a-olimpiada-brasileira-de-agropecuaria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original