Semana Nacional da Educação Infantil ressalta a importância do período

Publicada em 26/08/2022 às 17:52

A Semana Nacional da Educação Infantil, instituída pela lei 12.602 de 2012 e que se encerrou nesta sexta-feira (26), tem por finalidade proporcionar reflexões sobre a garantia dos direitos das crianças, além da importância de uma educação de boa qualidade, que é realizada com competência na Cidade das Crianças, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), para os pequenos de 0 a 5 anos. 

A imagem está com fundo desfocado, um menino segurando um pote com terra, com árvores e crianças atrás, ele aponta para a câmera e pisca.
Atividades ao ar livre na EMEB Professora Aparecida Bernardi do Amaral

Por meio do programa Escola Inovadora, presente em todas as escolas municipais, aprender brincando é foco em Jundiaí. “Período importante onde acontece o primeiro contato com a escola em âmbitos sociais para os nossos meninos e meninas, que deve facilitar o desenvolvimento cognitivo, explorar a aprendizagem significativa e estimular novas habilidades”, ressaltou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Entre as tecnologias educacionais de Jundiaí, o Rob é oferecido aos pequenos da Educação Infantil II (4 e 5 anos), um robô educacional desplugado, ou seja, sem o uso de tela, computador, tablet ou acesso à internet. “O Rob é encantador, ele motiva a aprendizagem por meio do lúdico e proporciona desenvolvimento cognitivo e de habilidades como o pensamento matemático, sequenciamento de comando e trabalho em equipe”, comenta a Diretora do Departamento de Educação Infantil, da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Thaís Nonô.

O foco da foto é o "Rob", robô azul. com olhos vermelhos de computador. Ele está em cima de um tapete específico do Rob.
“ROB” na Educação Infantil, o amigo dos pequenos

“Minha filha tem 2 anos e 9 meses na EMEB Naman Tayar, em questão ao desenvolvimento dela sempre nos preocupamos, principalmente após a pandemia, mas a escola nos tranquiliza e nos mostra os meios sendo utilizados. Essa relação de escola e família é muito importante”, disse a mãe de Lavínia, Jéssica Miranda.

O desemparedamento da escola também é de grande importância no cotidiano dos pequenos: pisar descalço na terra e na água, sentir a diferença entre as sementes e folhas das árvores, proporciona aprendizagens na natureza. A importância do brincar livre vem alinhado com o programa Primeiríssima Infância, que tem como objetivo qualificar os profissionais e mobilizar a sociedade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/26/semana-nacional-da-educacao-infantil-ressalta-a-importancia-do-periodo/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original