Com parte teórica e visita a campo, atividade do Mês do Patrimônio trata de Educação Patrimonial tendo o Rio Jundiaí como objeto

Publicada em 27/08/2022 às 17:41

Em mais uma atividade do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2022, a Unidade de Gestão de Cultura realizou, ao longo dessa sexta-feira (26) e sábado (27), um curso de extensão em Educação Patrimonial sobre o rio Jundiaí. Com tema “Natureza, Cultura e Meio Ambiente”, a programação foi composta de uma parte teórica, sobre o conceito aplicado de patrimônio hídrico e cultural, e, ao longo do sábado, de um trabalho de campo. O curso tem apoio do Instituto de Geociências da Unicamp, INEVAT, DAE e Fatec Itu.

Visitando diversos pontos do rio, desde área próxima à sua nascente em Mairiporã, até a foz no Município de Salto, passando pelos demais Municípios, como Jundiaí, o grupo percorreu o curso do rio em transporte disponibilizado pela UGC.

O biólogo e agente de educação ambiental, André Fossaluza, de 35 anos, não escondeu a empolgação com o trajeto realizado. “A gente vê o rio todos os dias, mas nem imagina como ele é de ponta a ponta. Foi uma boa experiência conhecê-lo antes de chegar na cidade e ver os impactos causados pela urbanização ao longo de sua margem”, revelou.

Além de observar e interpretar aspectos físicos e socioambientais do curso do rio, o grupo também coletou amostras de água para análise e comparação de sua composição conforme os impactos da poluição e presença de população nos locais selecionados. Para a estudante de Gestão Ambiental, Gabrielle Antunes de Souza, de 20 anos, o passeio foi bastante interessante para conhecer conceitos que podem ser úteis em sua profissão. “O trajeto foi muito interessante para analisarmos o impacto causado pelo ser humano na natureza. Pudemos perceber o quanto o rio vai ficando mais poluído. O que mais me chamou a atenção foi a quantidade de amônia encontrada nas análises da água”, contou a estudante.

Como explica o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, Elizeu Marcos Franco, o Mês do Patrimônio é uma boa oportunidade de avaliar o patrimônio cultural da região em suas várias dimensões. “Às vezes esquecemos dele, mas o Rio Jundiaí é repleto de história e marcantes elementos para a cidade. Com toda certeza é um patrimônio hídrico e cultural e vale a pena conhecê-lo em sua totalidade”, disse.

A programação completa bem como os vídeos das atrações com transmissão pela internet podem ser conferidos no site do Mês do Patrimônio.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/27/com-parte-teorica-e-visita-a-campo-atividade-do-mes-do-patrimonio-trata-de-educacao-patrimonial-tendo-o-rio-jundiai-como-objeto/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original