OPERAÇÃO FERRO-VELHO: Prefeitura fiscaliza comércios irregulares de sucatas em bairros distintos da cidade

Publicada em 27/08/2022 às 10:26

Mantendo as investidas contra os furtos e roubos de fios e objetos de cobre, além de identificar possíveis comércios ilegais de sucata que possam servir de receptação de produtos ilícitos, a Prefeitura de Jundiaí realizou novas ações em vários bairros da cidade, nesta sexta-feira (26). A “Operação Ferro-Velho” teve a participação de equipes da Guarda Municipal (GMJ), e agentes da fiscalização do comércio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

Cerca de 10 agentes entre fiscais e guardas vistoriaram quatro estabelecimentos que já tinham sido notificados por atuações irregulares na Vila Maringá, Vila Comercial, Jardim Santa Gertrudes e Jundiaí-Mirim. “Todos os comércios de sucatas estavam fechados, apenas um local havia regularizado a documentação para sua atuação. Estamos intensificando os trabalhos e apertando o cerco contra os receptadores que compram objetos ilícitos”, explica o inspetor e chefe da Divisão Operacional da GMJ, Erick Streng Godoi que teve o apoio do subinspetor Vagner Vaz no apoio aos fiscais do comércio.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: foto e guarda municipal, fardado, com os braços cruzados, observa espaço onde funcionava ferro-velho. Ao lado, de costas, fiscal de comércio com colete verde identificado como 'fiscalização do comércio', também observa o  mesmo local
Ação realizada de maneira sistematiza tem por objetivo reduzir ocorrências de furtos de fios e de objetos de cobre

De acordo com o setor de estatísticas da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), de janeiro de 2022 até agora, foram realizadas pela Guarda Municipal, 250 apoios junto à fiscalização do comércio. Desses, 22  ações  foram em ferros-velhos. Ainda segundo a Unidade de Governo e Finanças, somente com a atuação dos fiscais, em 2022, foram aproximadamente 50 comércios averiguados. Esses números representam uma média de 6 estabelecimentos fiscalizados por mês.

“Ampliamos em toda a cidade as ações de fiscalização e combate a esses  comércios irregulares, sempre junto com a Guarda e com apoio da Polícia Civil”, destaca o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parismoschi.

Concomitante às ações em ferros-velhos, operações para restabelecer a ordem pública no bairro estão sendo feitas entre a Guarda Municipal e Polícia Civil. Na quinta-feira (25), na região da Ponte São João, 32 moradores em situação de rua foram encaminhados para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) onde passaram por triagem e tiveram ofertas de serviços sociais disponibilizados. Seis deles tinham extensa ficha criminal, porém, não estavam sendo procurados pela justiça. O transporte desses moradores foi feito por um ônibus da Viação Jundiaiense. Estiveram participando nesta operação, 20 policiais civis e 12 guardas municipais das especializadas Apoio Tático e Canil.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/27/operacao-ferro-velho-prefeitura-fiscaliza-comercios-irregulares-de-sucatas-em-bairros-distintos-da-cidade/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original