Prefeitura traz tecnologia para melhorar qualidade de vida de pacientes graves e complexos

Publicada em 27/08/2022 às 17:39

O Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD), da Prefeitura de Jundiaí, utilizou neste sábado (27) o que há de mais moderno em tecnologia para gerar moldes para a confecção de cadeiras de rodas sob medidas, que oferecem melhor adequação postural e conforto para pacientes graves e complexos.

O molde 3D foi produzido a partir do escaneamento computadorizado das estruturas corporais na postura sentada. Os pacientes foram tecnicamente posicionados sobre uma almofada a vácuo o que permitiu o maior contato entre o sistema de assento e o encosto do corpo do paciente.

“Essa é uma tecnologia geralmente utilizada em grandes centros de reabilitação e em capitais. A partir desses moldes, serão produzidas as adaptações para as cadeiras que permitirão que esses pacientes consigam ficar mais tempo sentados, proporcionando mais qualidade de vida e evitando riscos de terem feridas, complicações pulmonares e agravamento em seus quadros”, destacou a terapeuta ocupacional e gerente do NAPD, Vanessa Vicentini.

A Luana Aparecida Pereira, de 34 anos, foi diagnosticada com mielomeningocele e hidrocefalia ao nascer. Ela será uma das contempladas com a nova cadeira de rodas. “Eu acredito que a nova cadeira vai melhorar a qualidade de vida da minha filha. Ela vai respirar com mais facilidade, vai diminuir o número de machucados na pele e ter auxílio até mesmo na fisioterapia”, contou a mãe da Luana, Desirée Aparecida Franceline Pereira, de 60 anos.

Neste sábado, foram feitos cinco moldes de cadeiras de rodas no NAPD. O investimento varia entre R$ 9 mil e R$ 13 mil por paciente, de acordo com a necessidade de cada um. O valor inclui a adaptação já acompanhada da cadeira de rodas. Ao longo da vigência do contrato, serão atendidos 100% dos pacientes com quadros graves e complexos.

“Jundiaí tem feito diversos investimentos aliando tecnologia e saúde. A nossa busca é ofertar à população o que há de melhor em todas as áreas e oferecer mais qualidade de vida a todos” afirmou o Gestor de Saúde, Tiago Texera. Na saúde, foi implantada a teleinterconsulta, com a oferta de diferentes especialidades médicas, o telediagnóstico com exames de eletrocardiograma (ECG) nas UBSs, e o prontuário eletrônico.

“Jundiaí é Cidade das Crianças e uma cidade inteligente. Investir em Saúde e qualidade de vida está entre as principais ações da gestão. A tecnologia aliada à Saúde promove melhores resultados”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/27/prefeitura-traz-tecnologia-para-melhorar-qualidade-de-vida-de-pacientes-graves-e-complexos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original