“Cultura nos Bairros” é marcada pela interação entre crianças, famílias e artistas, no complexo esportivo Aramis Polli
Publicada em 28/08/2022 às 14:33A ação “Cultura nos Bairros” foi promovida neste domingo (28) no complexo esportivo Aramis Polli, na Vila Hortolândia, durante toda a manhã e início de tarde. Resultado da parceria entre as Unidades de Gestão de Cultura (UGC), Esporte e Lazer (UGEL) e Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), a iniciativa reuniu crianças e famílias que prestigiaram e interagiram durante a programação.
Realizada sempre nos últimos domingos de cada mês, a ação leva apresentações diversas às regiões da cidade, com o objetivo de facilitar o acesso da população à cultura, além da aproximação dos artistas com o público.
O diretor de Cultura da UGC, João Carlos de Luca, ressaltou a importância das atrações voltadas às famílias, agregando no mesmo espaço atividades culturais, artísticas, esportivas e gastronomia, com uma programação que incentiva artistas locais. “É feita uma seleção de projetos do edital Cultura Mais, com a ideia de levar para os equipamentos públicos, como os nossos centros esportivos, atingindo bairros em todos os cantos da cidade”, explicou.
A apresentação da Cia. Contando com Encanto deu início à programação, com a contação de história “A centopeia que sonhava”. Logo depois, às 10h40, Mayara Manga deu sequência, com o espetáculo musical “Tia May e convidados Musicais”, com sucessos clássicos, quando as famílias juntas cantaram e dançaram, interagindo com os músicos.
Formada por Elaine Alves, Cléia Silva e Rose Pizarro, a Cia. Contando com Encanto fez o show inicial, deixando as crianças vidradas na contação de história. “Essa ação é uma oportunidade para todos, criada e alimentada pela nossa cidade, daí a importância da sequência, com alcance da população”, destacou Rose, que além de contadora de histórias é também oficineira de artes.
Ver as famílias participando e se movimentando junto com os filhos, para depois relembrarem em casa, é para a cordelista Cléia um dos resultados mais gratificantes que o espetáculo pode proporcionar. “Tudo isso faz com que a criança esteja inserida no universo da Cultura, estimulando o cognitivo e a criatividade”, complementou a compositora e musicista Elaine.
Angela Gomes, de 5 anos, participou atenta e animada, junto com sua mãe, Magda. “Vamos sempre na Fábrica das Infâncias aos domingos, mas hoje viemos para conhecer este centro esportivo”, comentou a mãe, lembrando que moram na Ponte São João.
Nete dos Santos, moradora na região da Vila Hortolândia, se emocionou. “Relembrei minha época de criança. A oportunidade de interação é valiosa, por isso assim que soube já me programei para vir”.
No espaço ao lado da quadra esportiva, entre 11h e 13h, o público infantil participou de atividades lúdicas conduzidas pela equipe “Brincadeiras Amorah”, com o resgate de cantigas e jogos que fazem parte da cultura popular brasileira.
Karina Dumont, Felipe Garro e o pequeno Augusto, de 4 anos, ficaram encantados. “Somos novos na cidade e estamos conhecendo os espaços, principalmente quando há eventos assim, que favorecem a socialização”, disse Karina.
No decorrer do evento, o público prestigiou ainda as variedades gastronômicas disponibilizadas pelos permissionários do Varejão Noturno e o artesanato dos talentosos artistas do programa “Jundiaí feito à mão”.
O show musical “Os sons da África que ecoam no Brasil” encerrou a programação, com Renato Vianna Trio. No repertório de canções da MPB, os músicos Gustavo Gramolelo (bateria), Décio Scalle (cavaquinho e violão) e Renato Vianna (voz e teclado) mostraram a influência africana nos ritmos e canções.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
02/11/2024
Complexo viário da Ozanan terá parque linear e ciclovia
-
01/11/2024
Turnê com os corpos municipais de Teatro e Dança encanta as crianças e famílias
-
31/10/2024
Polytheama ganha café com serviços de alimentação instalado no saguão de entrada
-
30/10/2024
Cultura: Fábrica das Infâncias Japy com programação especial para a garotada
Baixe as fotos desta notícia na resolução original