Plano de Ação da Ponte São João tem continuidade com a troca da iluminação pública

Publicada em 28/08/2022 às 08:00

Chegar cedo e sair tarde. Essa é a rotina de muitos trabalhadores de Jundiaí e a realidade não é diferente para a podóloga Miriam Lazarini, de 56 anos. Há 20 anos em um consultório na rua Clélia, na Ponte São João, ela diz não ver a luz do dia nem no começo e nem no fim do expediente, o que sempre gerou medo para chegar e ir embora do trabalho. Esta semana, Miriam foi surpreendida com a instalação das lâmpadas de LED, realizada pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

“Estou muito feliz com a melhora na iluminação em todo o bairro. Essa ação nos permite ver tudo claramente e evitar algo indesejável. Com toda certeza a sensação de segurança ficou muito maior”, afirmou a podóloga.

Desde a última quarta-feira (24) os serviços de instalação de lâmpadas de LED iniciaram. Em um primeiro momento, 40 ruas de toda a região foram contempladas com 704 novas luminárias, em um investimento de aproximadamente R$ 753 mil. “Aos poucos vamos avançando nessa questão e trazendo mais iluminação de LED, para melhorar a estrutura de diversas regiões da cidade”, declarou o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa.

Troca de iluminação teve início na última semana. Ao todo serão mais de 700 novas luminárias

O aposentado Valdinei da Silva, de 61 anos, é morador e frequenta os arredores da Ponte São João desde a infância. Atualmente, ele costuma trafegar alguns dias da semana pela região para a realização de atividades físicas.

“Tem sido complicado andar pela região da Ponte São João. Com uma nova iluminação e as ruas mais claras, a sensação de segurança com certeza aumenta e nos deixa um pouco mais tranquilos. Espero que as ações continuem para resolver os problemas de segurança no bairro”, contou Valdinei.

Investimentos
A troca da iluminação pública faz parte do Plano de Ação da Ponte São João. Este é um trabalho multiplataforma que tem como principal objetivo a diminuição da criminalidade na Ponte São João e em bairros próximos através de intervenções de segurança. Atualmente, a região conta com o Programa Bairro Seguro, com uma Base Móvel da Guarda Municipal, duas viaturas destacadas unicamente para o bairro e 11 câmeras de videomonitoramento.

“Trata-se de um investimento que melhora a mobilidade urbana, mas vai além: colabora com as ações da segurança pública na cidade, que, neste caso, é o principal objetivo. O bairro Ponte São João tem o comprometimento efetivo de todos os setores da Prefeitura, no sentido de tomar providências que contribuam para a manutenção da ordem pública e garantam mais tranquilidade para população”, finalizou o Prefeito Luiz Fernando Machado.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: foto de rua Clélia, na Ponte São João, iluminada com lâmpadas em LED. Luz clara ilumina veículos estacionados nos dois lados da via
Rua Clélia foi uma das primeiras a receber a nova iluminação em LED; investimento em segurança para o bairro

Além disso, foram feitas obras de infraestrutura, como muros de contenção na rua Dino, Lima, Angelina Bulchiarelli de Carvalho, rua Graff e Avenida Ângelo Rivelli. As fiscalizações nos comércios de sucata também estão inclusas, a fim de coibir a prática de receptação de produtos furtados ou roubados. Os investimentos para melhorias em toda a região da Ponte São João passam dos R$ 18 milhões.

“Esses investimentos são necessários e têm por objetivo requalificar os bairros e ampliar a sensação de segurança pública. No caso da iluminação de LED ainda trazemos um avanço sustentável. Nós, como poder público, precisamos manter a ordem social e tomar atitudes que diminuam a criminalidade, restabeleçam a ordem social e valorizem a região”, afirmou o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/28/plano-de-acao-da-ponte-sao-joao-tem-continuidade-com-a-troca-da-iluminacao-publica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original