Cultura e Fatec dão início à 10ª edição do Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial

Publicada em 29/08/2022 às 17:52

Em parceria da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e das Fatec Jundiaí e Itu, foi iniciado na manhã desta segunda-feira (29) o tradicional Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial, finalizando a programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2022. Em sua 10ª edição, o Simpósio contou, em sua abertura na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa, com as falas de autoridades, com a conferência de abertura “Memória, Identidade e Patrimônio Cultural na Modernidade Brasileira”, pelo professor doutor Luis Antonio Jorge. E, na sequência, participaram do diálogo sobre Identidades, Territorialidades e Patrimônio histórico cultural: construindo modernidades” o professor Douglas Tufano e o professor doutor Luiz Roberto Alves, com mediação da professora doutora Sueli Soares Batista.

Com programação de palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos inscritos, o Simpósio segue até esta quarta-feira (31). Além do eixo que leva o mesmo nome do diálogo de abertura, há ainda os seguintes:  “Educação patrimonial e os modernismos” e “Turismo, Hospitalidade e Lazer: o patrimônio da era moderna como atrativo turístico e espaços de lazer e eventos”.

“Nós acreditamos que a Cultura seja uma das ferramentas mais transformadoras da sociedade e não tem como pensá-la sem pensarmos também em memória e preservação. Vocês, que frequentam este espaço diariamente, sabem das transformações que já foram realizadas pensando na ressignificação do uso deste espaço e sabem o papel fundamental da Fatec para que isso se consolide e a gente possa valorizar esta transformação. Que vocês saiam do Simpósio com este convite, para que também assumam um papel frente à mudança que esperamos e possamos trabalhar de modo coordenado por este mesmo ideal”, comentou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

Marcelo reiterou a importância da Fatec nas transformações já realizadas e futuros no Complexo Fepasa

O diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, Elizeu Marcos Franco, ressaltou a importância do Simpósio. “Depois da programação do Mês do Patrimônio ao longo de agosto, o Simpósio chega para contribuir com a difusão na sociedade do conhecimento e da necessidade de preservação de seus bens culturais”.

O diretor da Fatec Jundiaí, o professor Doutor Francesco Bordignon, representou também a Fatec Itu e o Centro Paula Souza, também envolvidos na realização. “O Simpósio surgiu como iniciativa da Fatec e que, ao longo dos anos, passou a contar com o apoio da Cultura para um trabalho conjunto. Sua realização é a reafirmação do nosso compromisso pela preservação e por honrar a presença da faculdade nesta estrutura maravilhosa, que é o Complexo Fepasa”.

Já o diretor do Departamento de Gestão do Complexo Fepasa da UGC, William Paixão, deu as boas-vindas aos participantes no Complexo. “É uma alegria dar início à programação do Simpósio, que em muito já contribuiu para que a cidade tenha um olhar mais carinhoso para a sua memória, como aqui no Complexo Fepasa, que passa por um momento especial de transformação”.

Entre os participantes da palestra de abertura estavam as alunas do 2º semestre do curso de Gestão de Eventos da Fatec as amigas Júlia Dantas (18 anos), Glória Maria (20) e Caroline Cappello (18). Para Júlia, a participação dos alunos da Fatec no Simpósio é fundamental. “É muito importante estarmos aqui, pois frequentamos este espaço todos os dias e temos que entender o papel que este local teve e ainda tem não só para a cidade, como também para todo o País”, comentou a jovem estudante.

Caroline, Júlia e Glória assistiram atentas às apresentações da manhã de abertura do Simpósio

Mais programação
A programação do 10º Simpósio seguiu na tarde desta segunda (29), no período da tarde, com as apresentações dos trabalhos inscritos no eixo temático “Identidades, territorialidades e patrimônio histórico cultural: construindo modernidades”.

Já nesta terça (30), no período da manhã, às 9h, será a vez do diálogo “Educação patrimonial e os modernismos”, mediado pela professora mestra Marianna Ramalho e as palestras das professoras doutoras Maria Goretti Tavares e Vanina Sigrist. Já às 11h é a vez das apresentações dos trabalhos do eixo temático correlato.

Na quarta-feira (31), às 9h, tem o diálogo “Turismo, Hospitalidade e Lazer: O patrimônio da era moderna como atrativo turístico e espaços de lazer e eventos”, com a mediação da professora doutora Grabrielle Cifelli e palestras do professor doutor Pedro Lemos e a profissional de Turismo Tereza Cristina Batista. Às 11h, serão apresentados os trabalhos inscritos do eixo “Turismo, Hospitalidade e Lazer”. E às 14h, será realizado mais um passeio pelos projetos de restauração do Complexo Fepasa, com mediação de Elizeu Marcos Franco.

A programação completa bem como os vídeos das atrações com transmissão pela internet podem ser conferidos no site do Mês do Patrimônio.

Segundo Elizeu, Simpósio contribui com a difusão do conhecimento e da necessidade de preservação

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/29/cultura-e-fatec-dao-inicio-a-10a-edicao-do-simposio-do-patrimonio-material-e-imaterial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original