Escola Inovadora: 85% das escolas da rede municipal de Jundiaí tem horta própria

Publicada em 29/08/2022 às 10:13

A alimentação das crianças em Jundiaí é um assunto sério. Não por acaso, 85% das escolas municipais de Jundiaí, inseridas no Programa Escola Inovadora, participam do Projeto Inova na Horta e já possuem uma horta para chamar de sua. Essa prática é fundamental para estimular os meninos e meninas das EMEBs a ter uma alimentação saudável.

“Eu gosto de brincar e mexer na horta da nossa escola e experimento de tudo. Gosto muitos das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais)”, contou a pequena Laís Gabriele da Silva, de 6 anos.

O Projeto Inova na Horta está diretamente ligado a outro importante programa relacionado à infância: o Programa de Combate à Obesidade. A relação se dá pelo fato do potencial específico de muitas das hortaliças plantadas nas escolas. “Grande parte das hortaliças orgânicas que cultivamos nas escolas apresentam um grande potencial anti-inflamatório. Isso casa perfeitamente com o combate à obesidade, pois trata-se justamente de uma doença inflamatória”, afirmou a diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição da rede pública, Maria Angela Delgado.

Além do estímulo a bons hábitos alimentares, o programa conta também com a participação da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), em parceria com a Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS). “A proposta do programa entre as plataformas de Educação, Saúde e Esporte tem como objetivo diagnosticar, encaminhar e oportunizar às crianças o combate à obesidade, proporcionando mais saúde e qualidade de vida, através de hábitos saudáveis”, disse o Gestor de Esporte e Lazer, Luis Claudio Tarallo.

A Gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, acredita que a participação dos educadores no processo de estímulo aos hábitos saudáveis é fundamental, inclusive considerando os conteúdos do currículo jundiaiense. No cenário atual, meninos e meninas precisam entender a relação entre alimentação saudável e desenvolvimento do corpo humano. “Precisamos pensar no desenvolvimento global da criança. Proporcionar o contato com a horta, com a terra, promover uma alimentação saudável e estimular a prática de atividades físicas. Essas atitudes são fundamentais para o desenvolvimento dos nossos pequenos”, avaliou.

Jundiaí é a Cidade das Crianças e tem como prioridade desenvolver ações que estimulem o desenvolvimento delas. “Investir nas crianças é uma marca da nossa gestão, pois traz benefícios a curto, médio e longo prazo tanto para elas, quanto para suas famílias. Acreditamos que uma cidade boa para as crianças, é uma cidade boa para todos. Melhorar o ambiente em que elas vivem será sempre a nossa prioridade”, garantiu o Prefeito Luiz Fernando Machado.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/29/escola-inovadora-85-das-escolas-da-rede-municipal-de-jundiai-tem-horta-propria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original